TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Vamos em frente

Governo Federal quer incentivar a contratação de MEIs pelo setor público

Por Redação T5 Publicado em
App mei
Iniciativa busca movimentar estes empreendedores que já movimentam cerca de 6 bilhões de reais na economia (Foto: Divulgação)

A plataforma Contrata+Brasil foi lançada nesta terça-feira (11), pelo Governo Federal com a intenção de incentivar a facilitação da contratação de microempreendedores individuais pelo setor público de profissionais como pintores, encanadores, eletricistas, pedreiros e gesseiros, por exemplo. A iniciativa busca movimentar estes empreendedores que já movimentam cerca de 6 bilhões de reais na economia.

A recomendação que faço para todos que desejam empreender principalmente os mais iniciantes é que comecem pelo MEI. A modalidade de Microempreendedor Individual foi criada exatamente para ajudar as pessoas a iniciarem corretamente e tenham prevenção para seu futuro por exemplo sobre a aposentadoria.

Iremos falar muito sobre o MEI aqui na nossa coluna mas destaco dois pontos rápidos aqui para te incentivar: o primeiro é um custo muito baixo para você estar legalizado (poder emitir nota fiscal, abrir uma conta pessoa jurídica). Custa apenas R$ 76,50 para estar legalizado. O segundo ponto é você ter sua proteção no INSS o que faz você poder ser atendido sem qualquer problema no sistema de saúde e ter o tempo para sua aposentadoria sendo contabilizado normalmente como se estivesse em uma empresa.

Antes de iniciar seu cadastramento é importante que você tenha em mãos todos seus dados pessoais e do registro da sua empresa. Isto vai facilitar muito seu processo. Outro ponto muito importante é ter seu cadastro atualizado na plataforma Gov.Br.

É muito importante que você cadastre suas informações corretamente porque a plataforma do governo enviará notificações por e-mail e whatsapp para te informar sobre possíveis contratações.

Siga os 7 (sete) passos que preparamos para você conseguir se cadastrar na plataforma de contratação pública.

Passo 1 - Acessar a plataforma Gov.br

No canto superior direito clique em “Entrar com gov.br’ (o botão azul destacado)

Passo 2 - Busca pela palavra-chave SICAF

Após você entrar com seu CPF ou CNPJ e senha na plataforma Gov.BR você terá um espaço para busca praticamente no meio da tela (seja pelo computador ou celular). Basta você digitar na busca a palavra SICAF.

Passo 3 - Iniciar o cadastramento no portal SICAF

A resposta da busca pela palavra SICAF vai trazer a mensagem de “Cadastrar-se como fornecedor da Administração Pública (SICAF)” e o botão iniciar. Clique neste botão.

Passo 4 - Tela inicial - Compras.gov.br

Chegamos na tela de abertura do “SICAF Digital”. São apresentadas algumas informações mas veja que no canto direito superior existe um botão destacado “Acesso ao sistema”. Você deve clicar ali.

Passo 5 - Compras.gov.br - Fornecedor Brasileiro

Após clicar em ‘Acesso ao sistema’ você chegou na tela da plataforma Compras.gov.br. Do lado direito da tela terá algumas opções de acesso ao sistema. Você vai clicar em “Fornecedor Brasileiro” e aparecerá a opção destacada em azul “Entrar com Gov.br”. Como você já havia iniciado lá no nosso Passo 1, você já irá acessar diretamente o sistema.

Passo 6 - Autorização no Compras.gov.br

O passo 6 acontecerá apenas nesta primeira vez que você estiver acessando. É um passo comum nas plataformas pelo fato de precisarem da sua autorização para conectar seus dados ao sistema Compras.gov.br . Clique no botão azul “Autorizar”

Passo 7 - Tela final “Credencie-se aqui”

Chegamos a última etapa. A partir de agora você precisará inserir todas suas informações pessoais atualizadas e da sua empresa. Basta você clicar no botão azul no canto inferior direito “Credencie-se aqui” e inicie o preenchimento dos seus dados.

É muito importante que você mantenha estes dados atualizados para que o sistema possa notificar você para possíveis contratações. O sistema irá te notificar via WhatsApp e E-mail. Tenha muito cuidado no preenchimento de todos seus dados.



Relacionadas