Paraíba, sábado, 25 de maio de 2019
30° C
Busca

Diversão

Turismo

Conheça cinco lugares incríveis no interior da Paraíba

Por Redação Portal T5

11h00 - Atualizado 17/11/2017 às 14h32

Quem gosta de viajar pode se encantar com os atrativos da Paraíba. Belezas naturais enchem os olhos de turistas do Litoral ao Sertão. Para os que já conhecem as praias do estado, está na hora de embarcar para o interior. Conheça cinco destinos imperdíveis além do litoral:

Lajedo do Pai Mateus 

O Lajedo do Pai Mateus é uma formação rochosa composta com grandes pedras arredondadas que se destacam sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região. Está situado a 25 km da cidade de Cabaceiras, uma pequena cidade apelidada carinhosamente de “Roliúde Nordestina”, por ter servido de cenário para mais de 40 filmes brasileiros.

Existem poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes e esta é considerada a mais bonita e intocada.

Conta à lenda que um ermitão curandeiro viveu naquela região por volta do século XVIII, o qual habitava neste lajedo e muitas pessoas o procuravam para consultar-se. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida. Por causa deste ermitão é que o Lajedo de Pai Mateus tem este nome.

O Lajedo fica a 199 km de João Pessoa.

Vale dos Dinossauros

Quem visita o local pode fazer uma trilha nas pegadas de dinossauros fossilizadas, gravadas ao leito de um rio e preservadas há 65 milhões de anos pela natureza, trançando um paralelo entre a passagem desses animais na terra e existência e a evolução da espécie humana.

O Sítio Paleontológico conta com uma trilha de 43 metros em linha reta é a mais longa que se conhece no mundo. De acordo com os paleontólogos, esses rastros têm pelo menos 143 milhões de anos.

O Vale dos Dinossauros está localizado no município de Sousa, a 444 km de João Pessoa.

Pedra da Boca

O Parque está localizado na porção norte do município de Araruna, divisa com o Rio Grande do Norte. Com área de 157,25 hectares, o parque está inserido no bioma da caatinga, onde as configurações geológicas e geomorfológicas são ímpares e atrativas aos estudiosos, turistas, visitantes e adeptos dos esportes radicais.

O parque possui um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que apresentam faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. O lugar é excelente para prática de esportes radicais.

O local fica a 165 km da capital paraibana.

Pôr do Sol do Mirante

O Pôr do Sol do Mirante é uma das mais belas atrações naturais da cidade de Serraria, localizada no Brejo paraibano. O cenário deslumbrante faz parte da Rota Cultural Caminhos do Frio. A paisagem, de clima bastante frio e brisa constante, fica no ponto mais alto do município, o que permite aos turistas ter uma vista de 360 graus para algumas das cidades vizinhas.

Além de apreciar a visão paradisíaca do pôr do sol em Serraria, os turistas que preferem uma experiência radical podem experimentar também voos de parapente no mirante. Para visitar o local, é necessário fazer um pré-agendamento.

A cidade fica a uma distância de 145 km da capital.

Estação Ecológica do Pau-Brasil – Mata do Sertãozinho

Além de conservar um fragmento específico de Mata Atlântica, a estação ecológica se encontra estrategicamente próxima a outras unidades de conservação, integrando um representativo e potencial mosaico de conservação florestal.

A área, que faz parte do sistema de drenagem da bacia do Mamanguape, está no domínio do bioma de Mata Atlântica, onde o pau-brasil e outras valiosas madeiras da flora tropical outrora eram muito comuns.

O parque ecológico fica na cidade de Mamanguape, a 61 km de João Pessoa.