TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Não é Não!

Qual a diferença entre assédio e importunação sexual?

Campanhas são intensificadas nos festejos de carnaval no combate aos crimes.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Não é Não
Não é Não (Foto: Divulgação / Governo da Paraíba)

A secretária da Mulher na Paraíba, Lídia Moura, falou sobre as diferenças entre assédio de importunação sexual durante participação no Jornal da Manhã desta terça-feira (6).

Conforme a secretária, há uma certa confusão na sociedade entre importunação e assédio. “A importunação acontece em qualquer local. As pessoas confundem o assédio, mas o crime de assédio tem relação com questões de hierarquia. Um chefe, um professor da escola. A intimidação corresponde a precedentes. A importunação é quando a mulher, por exemplo, em uma festa toca o corpo da mulher sem o consentimento dela”, afirmou.

Lídia destaca que está em curso a campanha ‘Não É Não’, que tem como mote chamar atenção do público durante as festas de carnaval. “Nossas equipes estão percorrendo os blocos principais, distribuindo material, aguçando sobre a campanha, para que as gestoras possam atuar sobre esse crime”, completou.

Apesar de ser considerado crime, o ato de importunação será definitivamente banido a partir do momento em que a sociedade muda. “É preciso que a sociedade mude, e não compreenda isso como naturalidade, de modo que as mulheres possam estar protegidas também a partir de como a sociedade vê essa situação”, exclamou.

A denúncia é uma dos principais mecanismos ao combate. O crime de importunação deve ser denunciado através do disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) e disque 190 (Polícia Militar).

Como evitar crimes durante as festas de carnaval

O advogado criminalista Rafael Caldeira explica que ao participar de festas populares: “é importante estar sempre vigilante e tomar alguns cuidados como, por exemplo, evitar ostentar jóias, pertences, objetos de valor como celulares, podendo guardar, acomodar esses objetos em doleiras ou em bolsos ocultos dentro de roupas”. 

Deve-se evitar também andar sozinho e estar sempre acompanhado de familiares e amigos conhecidos. “Evitar acompanhar pessoas desconhecidas para locais que você não conhece ou aceitar bebidas ou comidas de pessoas que você não confia. E também evitar cair em golpes comuns, como golpes da maquineta de cartão, que a pessoa coloca um valor além do que foi combinado, ou seja, coloca aproximação ali do cartão. Então todo cuidado é pouco nesse momento de carnaval”.


Relacionadas