TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Investigações

Xeque-Mate: MPPB apresenta quinta denúncia contra 14 acusados

O grupo era composto por ex-agentes políticos e públicos de Cabedelo, assim como empresários. Os envolvidos foram acusados de fraudes em licitação, corrupção e desvio de recursos públicos.

Por Redação Publicado em
Mppb

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) apresentou, na última terça-feira (30), denúncia contra 14 pessoas diretamente envolvidas na terceira fase ostensiva da “Operação Xeque-Mate”.

Essa foi a quinta denúncia baseada nas investigações realizadas pela força-tarefa, integrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com a investigação, o grupo era composto por ex-agentes políticos e públicos de Cabedelo/PB, assim como empresários. Os envolvidos foram acusados de fraudes em licitação, corrupção e desvio de recursos públicos.

+ Operação contra milícia do Rio de Janeiro cumpre mandados na Paraíba e Pernambuco

+ Jornalista da Globo é ameaçado de morte

Segundo a denúncia do MPPB, a partir de informações obtidas com a análise de provas decorrentes da primeira fase da 'Xeque-Mate', a força-tarefa percebeu que a organização criminosa que havia se instalado em Cabedelo também atuou em três dispensas emergenciais e em uma concorrência relacionada aos serviços de limpeza urbana daquela cidade, cometendo fraudes e direcionamentos que acabaram beneficiando a empresa Light Engenharia e Comércio, em contratos estimados em mais de R$ 35 milhões.

As fraudes licitatórias, segundo a denúncia, acabaram lesando o patrimônio de Cabedelo e beneficiando diversos agentes, dentre empresários e servidores públicos, que eram destinatários de repasses periódicos de recursos ilícitos. Pelos fatos praticados, os 14 envolvidos, de acordo com suas responsabilidades, irão responder pelos crimes previstos nos artigos 89 e 90 da Lei 8.666/93; 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67 e 317 e 333 do Código Penal. Além disso, o Ministério Público requereu a reparação pelos danos materiais e morais praticados, entre outras medidas pertinentes.

Foram denunciados: Wellington Viana França, Érika Moreno de Gusmão, Simone Medeiros Bezerra, Severino Medeiros Ramos Filho, Maria Eliane de Araújo Medeiros, Pedro Paulo Araújo Medeiros, Sérgio Augusto Duarte Ramos, Lavanério de Queiroz Duarte Júnior, Mário Sérgio Macedo Lopes, Maykel Alexandre Alves Filgueira, Roberto Ricardo Santiago Nóbrega, Kelnner Maux Dias, Fabrício Magno Marques de Melo Silva e Marcos Antônio Silva Dos Santos.

Leia Também:

+ Saiba qual a senha usada por 23 milhões de usuários que tiveram as contas vazadas

+ Caminhão derrapa e carga de carne é saqueada na BR-230

+ Mulher é assassinada com tiros nos olhos e na boca, em Santa Rita


Relacionadas