TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SEGURANÇA

WhatsApp tem falha que pode mostrar com quem o usuário conversa

Um analista de segurança constatou que qualquer pessoa que tiver o mínimo de conhecimento técnico e um notebook disponível pode explorar a falha do app

Por Redação Publicado em
Aplicativo de mensagens deixará de funcionar
Aplicativo de mensagens deixará de funcionar (Imagem: Reprodução)

Quem usa o WhatsApp diariamente (1 bilhão de pessoas em todo o mundo) não deve ficar atento apenas às notificações de mensagens que chegam pelo aplicativo, mas agora também a uma nova brecha que foi descoberta e que pode revelar com quem os usuários andam conversando.

É que um analista de segurança constatou que qualquer pessoa que tiver o mínimo de conhecimento técnico e um notebook disponível pode explorar a falha do app. De acordo com Rob Heaton, dois recursos que o mensageiro oferece são preponderantes para que pessoas com más intenções se aproveitem do erro: um que mostra a última vez que o usuário entrou no aplicativo, e outro que mostra quando ele está online.

A partir da análise desses dados é que daria para verificar a atividade de alguém. Não é simples, porém, já que seria preciso monitorar longos períodos do usuário no WhatsApp, e saber, por exemplo, o horário que ele dorme. Com informações cruzadas de pessoas diferentes, seria possível descobrir uma interação entre elas.

Rob diz que daria para utilizar esses dados para criar uma extensão de navegador com o único objetivo de assistir e gravar a atividade online de seus contatos, usando o WhatsApp Web. Segundo ele, todos esses dados também podem ser coletados em uma escala de massa de modo simples, e vendidos a empresas para fins publicitários.

Infelizmente todos que fazem uso do aplicativo estão suscetíveis a isso, já que não é possível desativar o recurso que mostra o status online de cada usuário.


Relacionadas