TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
12º dia de atividade

Vulcão Cumbre: autoridades permitem retorno de moradores de La Palma

A atividade sísmica continua a ser registrada no sul de La Palma, na zona de Fuencaliente.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Autoridades alertam para gases potencialmente tóxicos na região
Autoridades alertam para gases potencialmente tóxicos na região (Imagem: Reprodução/Twitter Pamtreee)

Em seu décimo segundo dia de atividade - o segundo desde que o fluxo de lava chegou ao mar - o Vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na Espanha, continua sendo monitorado pelas autoridades, que nesta quinta-feira (30) permitiram alguns moradores que vivem perto do local da erupção se deslocarem temporariamente às suas casas para recolher pertences.

De acordo com o último relatório do Departamento de Segurança Nacional (DSN), até o momento não foram registradas alterações substanciais na atividade vulcânica. A lava mantém um fluxo contínuo sob a forma de cascata e na base da falésia, por meio da qual atinge o mar, forma-se um delta que se estende em direção ao sul da ilha.

Neste novo dia de erupção, as zonas de exclusão marítima e terrestre em redor do vulcão, o fluxo e a área onde ele chega ao mar estão sendo mantidos, bem como a retirada dos moradores, determinada na semana passada, e o confinamento de populações em várias áreas.

Alguns habitantes foram autorizados pelas autoridades a deslocar-se às suas casas para recolher pertences, sempre fora do perímetro de exclusão de 2,5 quilômetros.

A atividade sísmica continua a ser registrada no sul de La Palma, na zona de Fuencaliente.

O DSN explica que "o sistema vulcânico, de momento, tem uma válvula de escape aberta, sem necessidade de procurar um novo caminho para a superfície da terra".

Veja mais: 


Relacionadas