TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
medidas novo coronavírus

Você sabe o que significa quarentena, distanciamento social e lockdown? Entenda cada um deles

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, essas são medidas consideradas não farmacológicas

Por Redação Publicado em
Ruas jp
Foto: Arquivo/Daniel Lustosa/RTC

O Maranhão é o primeiro estado brasileiro que vai adotar, a partir do dia 5 de maio, o lockdown. Além do Maranhão, a cidade de Santa Rita, localizada na Grande João Pessoa, no estado da Paraíba, também anunciou lockdown no município.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, lockdown é uma das medidas não farmacológicas diante da indisponibilidade, até o momento, de medicamentos e vacinas específicas que curem e impeçam a transmissão do novo coronavírus.

É FAKE NEWS foto e informação sobre caixões sendo enterrados vazios em Manaus

Ainda segundo a OMS, as medidas de distanciamento social visam, principalmente, reduzir a velocidade da transmissão do vírus. Ela não impede a transmissão. No entanto, a transmissão ocorrerá de modo controlado em pequenos grupos intradomiciliares. Com isso, o sistema de saúde terá tempo para reforçar a estrutura com equipamentos, como respiradores, equipamentos de proteção individual (EPI) e testes laboratoriais, além de recursos humanos capacitados como médicos clínicos, enfermeiros, fisioterapeutas, bioquímicos, biomédicos, epidemiologistas, entre outros.

Entre as medidas de distanciamento social estão: Distanciamento Social Ampliado (DSA), Distanciamento Social Selevo (DSS), Bloqueio total (lockdown) e quarentena. Entenda cada um deles:

Bloqueio total (lockdown)

Esse é o nível mais alto de segurança e pode ser necessário em situação de grave ameaça ao Sistema de Saúde. Durante um bloqueio total, todas as entradas do perímetro são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém tem permissão de entrar ou sair do perímetro isolado. O objetivo é interromper qualquer atividade por um curto período de tempo.

As vantagens do lockdown é de que é eficaz para redução da curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos. Os países que implementaram, conseguiram sair mais rápido do momento mais crítico. A desvantagem é o alto custo econômico.

Processo de contenção para evitar rompimento de barragem Pedra Lisa, no Sertão da Paraíba, é iniciado

Quarentena

A quarentena, que também pode ser chamada de isolamento social, tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado.  A medida pode ser determinada pelos secretários de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal, e pelo ministro da Saúde. A portaria nº 356/3020 regulamenta as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional em decorrência do coronavírus (Covid-9). A medida regulamenta a Lei 13.979/20.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pessoa que tiver caso confirmado de coronavírus com dados laboratoriais, ela e os familiares que vivem na mesma residência, devem ficar em isolamento e as pessoas que tiveram contato devem ser notificadas.

Distanciamento Social Ampliado (DSA)

É uma estratégia não limitada a grupos específicos, exigindo que todos os setores da sociedade permaneçam na residência durante a vigência da decretação da medida pelos gestores locais. Esta medida restringe ao máximo o contato entre pessoas. Os objetivos são reduzir a velocidade de propagação, visando ganhar tempo para equipar os serviços com os condicionantes mínimos de funcionamento: leitos, respiradores, EPI, testes laboratoriais e recursos humanos.

Ao adotar o DAS, pode evitar uma aceleração descontrolada da doença, o que pode provocar um colapso no sistema de saúde e também causaria prejuízo econômico. Essa medida não está focada na Covid-19, mas em todas as situações de concorrência por leitos e respiradores. A desvantagem é a manutenção prolongada dessa estratégia pode causar impactos significativos na economia.

Caixa abre duas horas mais cedo para atendimento do auxílio emergencial nesta segunda (4)

Distanciamento Social Selevo (DSS)

É uma estratégia onde apenas alguns grupos ficam isolados, sendo selecionados os grupos que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou aqueles que podem apresentar um quadro mais grave, como idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, cardiopatas, etc) ou condições de risco como obesidade e gestação de risco. Pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos.

O principal objetivo é promover o retorno gradual às atividades laborais com segurança, evitando uma explosão de casos sem que o sistema de saúde local tenha do tempo de absorver. Entre as desvantagens é que os grupos vulneráveis continuarão tendo contato com pessoas infectadas assintomáticas ou sintomáticas, ficando mais difícil o controle. Países como o Reino Unido começaram a fazer essa medida e teve que recuar diante da esmava de aceleração descontrolada de casos sema suporte do sistema.

A vantagem está na retomada da atividade laboral e econômica, criação gradual de imunidade de rebanho de modo controlado e redução de traumas sociais em decorrência do distanciamento social.

Leia também:

Jovem de 16 anos é assassinado e duas crianças são baleadas durante tiroteio, em João Pessoa

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas