TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
viral

Você enxerga este tênis cinza com verde ou rosa? Ciência explica

Ao contrário da explicação que aparece com o viral, diferença não é causada pela evolução de um lado do cérebro

Por Redação Publicado em
Voce enxerga este tenis cinza com verde ou rosa Ciencia explica
Foto: Reprodução/ WEB

Você lembra daquela história do vestido preto ou branco e dourado? Pois é, parece que o capítulo está se repetindo, só que com outro item. Usuários da internet ressuscitaram esse viral de 2017 com a seguinte pergunta: você enxerga este tênis cinza com verde ou com rosa?

Desta vez, a imagem vem até com uma explicação. Quem enxerga verde teria o lado esquerdo (racional) do cérebro predominante, enquanto quem vê cor-de-rosa teria o lado direito, artístico, dominante.

Leia Mais: Vídeo: adolescente tenta assaltar mulher, é surpreendido com mata-leão e chora

Em entrevista ao portal TechTudo, o neurologista Rafael Monteiro, do Hospital Samaritano, afirma que não há nenhuma comprovação científica que embase esta ideia. “É mais ilusão de ótica do que a ver com os hemisférios do cérebro. (…) A gente visualiza as cores quando a luz do objeto é captada pela retina que, depois, vai para o córtex visual, parte do cérebro que pega as informações que o olho enxerga e transforma em formas e cores. Ou seja, é só uma questão de percepção de cor”, disse o especialista.

Leia Mais: Estudante morreu após conter atirador nos EUA: “Meu herói e meu anjo”

Depois da polêmica do vestido, em 2015, a pesquisadora Cláudia Feitosa Santana, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, fez um estudo com 52 pessoas para definir como as pessoas enxergam as cores de forma diferente. Para ela, até a exposição ao sol durante a vida pode influenciar na percepção das cores. “Pessoas processam cores de formas diferentes. Além de elas serem influenciadas pela genética, também são induzidas pela cultura e pelo histórico individual”, diz Cláudia.

O portal especializado em tecnologia fez ainda um teste com aplicativos de edição de imagem para descobrir, afinal, qual é a cor do tênis: cinza e verde.

Leia mais: Acidente entre carro e moto provoca engavetamento e deixa um ferido na BR-230

João Pessoa realiza Dia D de campanha contra a gripe neste sábado (4); veja quem deve ser vacinado

Siga nosso Instagram e Facebook e fique bem informado!


Relacionadas