Paraíba

Vídeo | Peixes-bois são flagrados em "lua de mel" em praia de JP

Animais foram vistos nas praias do Bessa e Seixas

Publicado em 02/12/2021 19:49
logo
Por Redação Portal T5
Pessoas flagram acasalamento de peixes-bois em JP

Pessoas flagram acasalamento de peixes-bois em JP (Foto: Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho/Reprodução)

Diversos peixes-bois-marinhos foram flagrados em praias do Litoral da Paraíba nos últimos dias. A cena chamou a atenção de pessoas que passavam pelas praias do Bessa e Seixas, em João Pessoa. Mas o que poucos sabiam era que presenciavam uma "lua de mel".

Uma equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, que faz o monitoramento no local, foi quem descobriu que a movimentação dos animais era por causa da fase de acasalamento - quando vários machos disputam a atenção da fêmea. Veja as imagens.

De acordo com a ONG Fundação Mamíferos Aquáticos, o flagra da "lua de mel" dos peixes-bois é sempre um momento de alegria. Isso porque eles estão na lista dos ameaçados de extinção e a Mel, a fêmea disputada, foi reintroduzida na Barra do Rio Mamanguape e se deslocou para Cabedelo. Ela segue sendo monitorada e está seguindo o grande objetivo: a perpetuação da espécie em ambiente natural.

Ainda segundo a ONG, "o nascimento de peixes-bois é algo bem restrito. Geralmente nasce um filhote a cada 3-4 anos, já que a gestação dura aproximadamente 13 meses e o filhote é amamentado por dois anos".

Por esse motivo, a Fundação Mamíferos Aquáticos faz um alerta às pessoas que observarem a presença de peixes-bois: "não se aproxime, não toque, não ofereça água ou alimentos e não os assuste. Precisamos que eles possam completar esse ciclo para que, quem sabe daqui a 13 meses, possamos apresentar um bebê peixe-boi".


Leia também:
 

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play