TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
análise

Vídeo de gafanhotos invadindo cidade da Paraíba é fake, diz especialista

De acordo com o especialista, não há vestígios de gafanhotos nas árvores da praça João Pessoa, em Monteiro.

Por Redação Publicado em
Gafanhotos monteiro
Foto: Reprodução / Redes sociais

Um vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra uma nuvem de gafanhotos, na cidade de Monteiro, localizada no Cariri paraibano, é falso. O geógrafo e professor Doutor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Ericson Torres, analisou as imagens algumas vezes e concluiu que o vídeo é fake.

De acordo com o especialista, não há vestígios de gafanhotos nas árvores da praça João Pessoa, que é a principal do município. Ao PortalT5, o professor Ericson Torres, também nos informou que nessas árvores têm várias aglomerações de pássaros, sobretudo da espécie pardal.

Ao PortalT5, o geógrafo Ericson Torres ainda explica que no vídeo mostra que o fato aconteceu por volta das 0h e que como os pardais costumam voar em bando, mas não sobrevoam durante a madrugada. Ele ainda falou que os pássaros que aparecem nas imagens podem ser andorinhas.

O especialista também diz que não existem vestígios de gafanhotos e nem denúncias. “Eu assisti o vídeo algumas vezes e deu para perceber que não são gafanhotos, são passarinhos, e também creio que não seja, pois não tem vestígios de gafanhotos nas árvores e também não tem denúncia alguma nas propriedades da zona rural”, disse o professor.

Ver essa foto no Instagram

Um vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra uma nuvem de gafanhotos, na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, é falso. O geógrafo e professor Doutor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Ericson Torres, analisou as imagens e concluiu de que se trata de um vídeo fake. A notícia completa você confere no #PortalT5

Uma publicação compartilhada por Portal T5 (@portalt5) em 28 de Jun, 2020 às 12:20 PDT

Nuvem de gafanhoto

Um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura da Argentina informo que a espécie de gafanhoto está avançando na América do Sul e que causou diversos danos ao país nos anos de 1960. Os ataques também foram relatados em 2015, em 2017 e 2019. De acordo com os argentinos, o inseto não traz risco aos seres humanos e nem transmitem doenças.

No Brasil, nos anos de 1930 e 1940, os gafanhotos causaram perdas às lavouras de arroz e que nenhuma outra nuvem do inseto havia sido formada.

Leia também:

Morre aos 73 anos, João de Souza, repórter esportivo da Paraíba

Enquete para definir novas datas do Enem termina nesta terça-feira (30)

Situado entre duas cidades, shopping na Paraíba reabrirá 79 lojas; veja a lista


Relacionadas