TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Política

Vereadores retomam sessões presenciais; veja o discurso do prefeito

Segundo o presidente da CMJP, vereador Dinho, a participação de Cícero na apresentação das metas é importante para que o Legislativo possa acompanhar e fiscalizar as atividades do Executivo Municipal.

Por Renata Nunes Publicado em
Abertura trabalhos CMJP
(Imagem: Daniel Lustosa/RTC)

Os vereadores de João Pessoa retornam nesta terça-feira (10) ao plenário após o período de recesso. As sessões ordinárias da Câmara Municipal acontecerão, a princípio, com vereadores de forma remota e presencialmente, revezando as posições a cada reunião.

Segundo o presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante), a participação de Cícero Lucena (Progressistas) na apresentação das metas é importante para que o Legislativo possa acompanhar e fiscalizar as atividades do Executivo Municipal.

Veja a íntregra do discurso do prefeito:

Senhor presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Waldir Dowsley, na pessoa de quem cumprimento todos os vereadores,
Servidores desta casa,
Telespectadores e ouvintes da TV e Rádio Câmara FM,
Cidadãos pessoenses,


Realizar sonhos e mudar vidas para melhor,

Estes vêm sendo os nossos principais desafios desde que tomamos posse há exatos 222 dias.

Com a bênção de Deus e a confiança do povo, temos trilhado o caminho da esperança, levando a cada pessoense um facho de luz em meio às trevas que se abateram sobre nós com a sombra da COVID-19. Graças ao Nosso Pai Celestial e às vacinas, hoje podemos reabrir esta Casa, restabelecendo presencialmente os pilares da democracia com o peito cheio de fé e a alma inundada de emoção. Estamos retomando nossas vidas!

Vacinamos nossa população em turnos longos que atravessaram madrugadas. Faremos isto por quantas horas e quantas vezes forem necessárias para que a esperança possa chegar a cada cidadão desta cidade. O lugar de vacina é no braço do povo, não na geladeira! Aos trabalhadores e profissionais de Saúde, minha gratidão. Vocês são os verdadeiros heróis deste século!

É verdade que a tempestade ainda não passou. Porém, graças aos esforços que fizemos nestes primeiros sete meses do ano, estamos, abaixo de Deus, preservando vidas e empregos. Para que isto fosse possível, tivemos que ampliar de maneira jamais vista e em tempo recorde toda nossa estrutura de Saúde, tomamos decisões embasadas nas evidências da ciência e na certeza da fé. Não foi fácil, mas aos poucos o sol que brilha mais cedo neste Extremo Oriental volta a encher de luz nosso futuro, que há de ser mais humano, justo e solidário. Foi para isto que fui chamado e é em nome desse compromisso que volto diante de vocês. Vim para cuidar!

Cheguei aqui em janeiro deste ano dando minha palavra de que iria empenhar cada segundo deste mandato para corrigir o que estava errado e aprimorar o que estava certo. Admito que a realidade que nossa equipe encontrou surpreendeu até aos mais pessimistas. Nossa cidade, lamentavelmente, viveu nas últimas gestões a tristeza do abandono e da irresponsabilidade que multiplicou bolsões de miséria e fez ruir boa parte do patrimônio público. Para que se tenha uma idéia, recebemos mais da metade das nossas escolas sem condições mínimas de funcionamento. As unidades básicas de Saúde se encontravam sucateadas. Contratos para aquisição de medicamentos e suprimentos estavam vencidos. Sem falar no desperdício do erário e na crueldade de equipamentos de saúde que foram encontrados guardados, sem que jamais tivessem sido utilizados. Tivemos que começar literalmente do zero e na gestão pública isso significa tempo. Tempo é a mercadoria que não temos. João Pessoa tem pressa! Não estamos medindo esforços para corrigir esta crueldade que fizeram com nossa gente. 

Nesta caminhada, nosso vice-prefeito, Leo Bezerra, este jovem determinado e de visão inovadora, vem sendo um parceiro valoroso e incansável. Com a ajuda do Governo Federal, na pessoa de quem destaco o ministro da Saúde, nosso conterrâneo, Marcelo Queiroga, da nossa bancada em Brasília, nos expoentes de Hugo Motta, Wellington Roberto, Efraim Filho, Julian Lemos, Edna Henrique, e dos progressistas deputado Aguinaldo Ribeiro e senadora Daniella Ribeiro, do governador João Azevêdo, meu aliado e amigo com quem trato constantemente dos desafios desta capital, dos deputados estaduais, e principalmente desta Casa que nunca me faltou, a quem agradeço na pessoa do nosso presidente, Waldir Dowsley, e do nosso líder, Bruno Farias. Juntos, temos conseguido retomar o rumo do desenvolvimento com políticas públicas para melhorar a vida de quem vive nesta cidade. Afinal, não canso de dizer que João Pessoa só será boa para quem nos visita, quando for boa para quem aqui mora. Esta gestão tem trabalho, coração e fé em Deus! 

Aos nossos auxiliares e servidores da Prefeitura, meu especial agradecimento. Sou testemunha do empenho de cada um, mas ressalto que não exitarei em cobrar o empenho de todos para que possamos prestar um serviço cada dia melhor para a população.

Faço agora um breve relato de algumas das principais ações desenvolvidas por nossa gestão neste primeiro semestre.

Assumimos nosso mandato no momento mais duro da pandemia e implementamos um arrojado cronograma de vacinação que abrangeu toda cidade de maneira organizada e rápida. Aplicamos, até agora, mais de 660 mil doses. São mais de 90% do público alvo vacinado com a primeira ou dose única. Nesse esforço, já vacinamos três gerações de pessoenses: avós, pais e filhos. Hoje, temos cerca de 40% da população maior de 18 anos imunizada com as duas doses ou a dose única.

Testamos incansavelmente nossa população, inclusive através de equipes móveis, permitindo a Secretaria de Saúde do Município detectar em tempo real a variação dos casos, que para nós jamais foram números. São vidas de valor incalculável!

Ampliamos em mais de 500% nossa rede de atenção a COVID, saltando de 30 para 196 leitos de UTI. É triste para um homem público ter que revelar que a estrutura de Saúde que foi entregue para quase um milhão de habitantes era de apenas 30 leitos de UTI! Esclareço que não se trata aqui de um ataque a quem quer que seja, mas de um registro indispensável em nome da memória de todos aqueles que se foram. 

Convocamos 1.464 profissionais para atuação direta nas ações de combate ao Coronavírus, implantamos 5 usinas de oxigênio e não deixamos faltar ar para nossos pacientes.

Cumprindo compromisso assumido durante a campanha, a Saúde da Mulher vem recebendo especial cuidado através da assistência especializada do Centro de Referência em Mastologia do Hospital Santa Isabel, que voltou a servir à nossa população e que assegurou o atendimento de ponta, que se complementa com o lançamento de um Serviço de Referência em Diagnóstico e Tratamento da Endometriose, problema de Saúde Pública que acomete uma em cada 10 mulheres. 

Temos trabalhado muito na requalificação do Complexo Hospitalar Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma de Mangabeira) que teve reestruturado seu bloco cirúrgico, ganhando novas instalações e equipamentos mais modernos. Nesta unidade também foi concluída a passarela que interliga os blocos.

Ampliamos os leitos do Trauminha e temos buscado humanizar cada vez mais o atendimento. As melhorias já são perceptíveis, mas sabemos que ainda há muito para ser feito naquela unidade. 

De forma pioneira, implantamos a telemedicina no Instituto Cândida Vargas. Em breve, com a devida capacitação e informatização dos atendimentos, teremos uma verdadeira revolução na Atenção Básica, garantindo aos pacientes acesso a consultas e exames de maneira ágil e descomplicada através da internet. Hoje já implantamos radiografias digitais, preservando recursos financeiros, naturais e agilizando diagnósticos. Também licitamos obras de reforma e ampliação de várias unidades de Saúde e em muitas delas os serviços já começaram. É encarando os problemas de frente que vamos vencer os desafios.

Nos próximos dias estaremos iniciando o Ano Rosa, que vai garantir a toda mulher com mais de 40 anos a mamografia no mês do seu aniversário. A entrega dos medicamentos voltará a ser em casa! Graças a Deus e ao empenho da equipe da Secretaria de Saúde estamos finalizando ainda neste mês de agosto as questões legais para a logística que vai atender mais de 60 mil pessoas.  

Também estaremos iniciando neste mês o programa de cirurgias bariátricas, trazendo saúde para aqueles que enfrentam essa triste doença que é a obesidade mórbida.

Este é apenas o início de uma gestão que cuida da Saúde das pessoas.

Na Secretaria Municipal de Planejamento temos desenvolvido estudos e projetos estruturantes de todo o sistema viário de João Pessoa. São intervenções significativas partindo do Varadouro até Mangabeira, do José Américo até o Aeroclube, passando também pela orla. Haverá ampliação da capacidade das vias, novas interligações, binários, iluminação, sinalização, ciclovias e ciclofaixas.

Nossa equipe vem dedicando cada segundo à ampliação e melhoria da interligação dos bairros, com projetos para novas interligações de vias no Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Mangabeira, Valentina e Geisel. Além de novos acessos às praias do Sol, Gramame e Bairro das Indústrias.

Através do nosso programa “Agora tem Trabalho”, onde anunciamos mais de R$ 1 bilhão em obras, estamos iniciando o calçamento de 500 ruas – e mais 500 estão por vir, sendo necessário para isso o apoio da Câmara Municipal. Serão 150 km de asfalto, construção do Parque Jardim das Três Ruas, urbanização da Praia do Sol, requalificação do acesso da PB-008 à Barra de Gramame e Praia do Sol, instalação de 60 mil novos pontos de led nos bairros, ampliação e reforma dos mercados de Jaguaribe, Oitizeiro, Castelo Branco, Bairro dos Estados, Mercado Central, Rangel. 

Além da reforma e ampliação de 32 escolas municipais serão construídas mais 20 novas unidades de ensino, bem como a construção de 3.852 unidades habitacionais e a reforma de 2 mil casas. Também nos comprometemos com a construção de duas novas UPA's, novas unidades básicas de saúde, do complexo de atendimento às doenças raras (hospital, centro de reabilitação e centro de apoio) e construção da clínica do Pet.

Em atendimento ao setor da construção civil conseguimos reduzir drasticamente a espera pela liberação de alvarás e habite-se. As análises de solicitações desses documentos que demoravam semanas e até meses, passaram a ser feitas em até 72 horas.

Lançamos uma ferramenta de web, o Atlas Filipéia, que permite livre acesso aos arquivos de dados e mapas sobre a evolução urbana de João Pessoa. A ferramenta possui ainda um inventário de pavimentação que permite ao cidadão saber cada rua da cidade com pavimento em asfalto, em paralelepípedo, ou a que não foi ainda calçada. Acabou aquela história de dizer que uma rua sem pavimentação consta como calçada na prefeitura.

Na mobilidade humana e urbana tomamos a decisão de impedir o aumento do preço da tarifa de ônibus. Neste sentido, estamos buscando em Brasília soluções para melhorar a prestação do serviço para a população, sem que isso represente um impacto financeiro para trabalhadores e empresários. 

Investimos R$ 3,5 milhões no Terminal do Valentina Figueiredo, após dois anos de obras paralisadas. Este importante equipamento beneficiará cerca de 130 mil passageiros. 

Destinamos R$ 500 mil para o trânsito da Avenida Hilton Souto Maior, no José Américo, em sua primeira etapa. Possuímos emenda da bancada federal totalizando R$ 20 milhões para reestruturar completamente o sistema viário daquela importante região.

Entregamos no último dia 5, como demonstração de respeito e valorização aos ciclistas, mais 7,2 km de ciclofaixas na PB-008. Esta obra de mobilidade acaba trazendo mais qualidade de vida e saúde para quem encontrou na bike o prazer da atividade física. 

Demos a Ordem de Serviço e estamos iniciando a obra da rotatória do Geisel, cujo investimento é de mais de R$ 400 mil e que vai beneficiar mais de 100 mil motoristas, devendo ser entregue até o final de novembro. Também estamos trabalhando na ampliação de áreas de convivência, na rua Artur Monteiro Paiva, no Bessa, e Avenida Floriano Peixoto, em Jaguaribe.

Na Infraestrutura, já assinamos a ordem de pavimentação de 47 vias com padronização das calçadas, piso tátil para deficientes visuais, drenagem e arborização das ruas.

Temos realizado diariamente serviços de recuperação da pavimentação e manutenção da iluminação pública. 

Até agora foram mais de 9 mil buracos consertados em mais de 500 ruas. Na iluminação pública, 9.700 pontos de luz foram substituídos em diversos Bairros.

Desassoreamos desde o início do ano mais de 13 mil metros lineares de trechos de rios e lagos urbanos. Foi dragada mais de uma tonelada de material dos rios, entre vegetação e outros dejetos.

O trabalho preventivo acontece constantemente nas áreas críticas da cidade, a exemplo das 45 barreiras existentes.

Buscando levar dignidade através de uma moradia digna para as pessoas, encaminhamos para esta Casa a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para o cidadão que possui renda familiar de até dois salários mínimos. A medida gera uma economia para a população de baixa renda que agora pode realizar o sonho da casa própria. O imposto representava 3% do valor do imóvel. 

Como já disse, a Casa Napoleão Laureano nunca faltou a mim e nem ao povo de João Pessoa.

Investimos na melhoria dos serviços on-line oferecidos ao contribuinte para agilizar a solução das demandas sem a necessidade de deslocamento à Prefeitura. Além disso, o atendimento presencial, durante a fase mais severa da pandemia, continuou ativo através do agendamento, permitindo que o cidadão resolvesse pendências de maneira ágil pelos canais disponibilizados.

Neste primeiro semestre, a Secretaria de Administração agiu com agilidade para a efetivação de servidores que ingressaram na gestão através de dois concursos públicos nas áreas administrativa e da saúde. A medida, que integra a política de valorização dos servidores municipais, garante a atualização e modernização dos quadros da administração pública com novos profissionais qualificados, melhorando a prestação dos serviços à população.

Mantivemos o pagamento da folha dentro do mês trabalhado para servidores da ativa, inativos e pensionistas. Também antecipamos metade do décimo terceiro salário, aquecendo a economia em um momento chave para nossa recuperação. 

No Turismo reabrimos o Centro de Atendimento ao Turista, em Tambaú. Outro CAT foi aberto no Bosque dos Sonhos e nosso serviço de atendimento móvel ao turista circula pelos principais pontos da cidade, levando informações a todos que nos visitam. A Setur se aproximou do trade turístico, abrindo o diálogo e buscando soluções.

Para marcar com chave de ouro esses sete meses, foi entregue à população de João Pessoa um novo letreiro. “O primeiro sol das Américas” voltou a ser o elemento de marketing do turismo. Além disso, foi dado início ao projeto piloto do Toten com informações turísticas em realidade aumentada. É cultura, turismo e tecnologia na palma da mão.
 
No esporte, tivemos o desafio de desenvolver vários projetos em meio a uma crise sanitária. Retomamos o projeto “Campeões do Amanhã”, onde vamos envolver 20 modalidades esportivas. Já começamos as atividades de canoagem olímpica, futebol, ginástica rítmica e artística.

Também lançamos de forma pioneira o projeto de “Natação no Mar” com quase 250 praticantes. Além de com treino funcional e iniciação esportiva, com caminhada e corrida em 18 pontos da cidade.

Na última sexta-feira apresentamos o Calendário Esportivo com vários eventos, inclusive alguns internacionais como a Maratona Cidade de João Pessoa e a “Gran Fondo” de ciclismo. O calendário prevê provas de ciclismo, natação, uma copa de futebol entre os bairros, beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e até uma etapa da Stock Car.

Na defesa do consumidor, o Procon bateu recorde de atendimentos em 2021 com mais de 17 mil assistências através do serviço itinerante e remoto. Além disso, realizamos a renegociação de dívidas, através do mutirão bancário e atendimento aos superendividados.

Como resultado da celebração de acordos junto a empresas que têm processos administrativos, o Programa Procon Solidário já entregou mais de 7 mil cestas básicas a pessoas carentes da nossa capital. Levamos comida para a mesa do nosso povo através de uma medida singela, mas impactante. Isso é cuidar das pessoas.
 
Lançamos o programa “Você Prefeito” que resultou na eleição livre e direta de 369 conselheiros, registrando um aumento de 48% em relação à gestão anterior.

Além de destravar demandas antigas de zeladoria e obras estruturantes em João Pessoa, a Participação Popular vem tendo o papel democrático e transparente de acolher o livre debate sobre a revisão do Plano Diretor da cidade, que aguardava há mais de uma década sua revisão, bem como as reuniões que tratam do Complexo Beira Rio, um dos eixos do programa João Pessoa Sustentável. 

No Meio Ambiente, encaramos o desafio de fazer de nossa cidade novamente uma das mais verdes do mundo. Dessa forma, estamos associando o programa de pavimentação das ruas à adoção de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. Esta iniciativa só foi possível devido a uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Sesc Gravatá, que cedeu o terreno para reforma do Viveiro Florestal, onde são produzidas as mudas de árvores para o replantio nas áreas públicas.

Também realizamos o mapeamento e monitoramento das nascentes e Corpos Hídricos de João Pessoa. Este estudo resultou em um documento que contém informações que contribuem para nortear a política ambiental da cidade, com dados sobre os rios que cortam nosso território.

No último dia 5, lançamos o projeto “Árvores da Cidade” que está promovendo a identificação das principais espécies arbóreas com a colocação de QR codes nas mudas de árvores em nove bairros da cidade.

Também trabalhamos para mapear as condições dos parques de João Pessoa e, desde então, técnicos da SEMAM estão promovendo a revitalização e reestruturação das áreas que estavam abandonadas.

Em nome da Transparência e do Controle Social remodelamos nosso portal, tornando a página da transparência mais simples, direta, interativa e dinâmica. O Portal da Transparência de João Pessoa registrou 245 mil acessos de janeiro a agosto deste ano. Resultando num crescimento 35% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com relação à divulgação de dados da pandemia, a Prefeitura de João Pessoa alcançou o 1º lugar no Índice de Transparência da Covid-19 como a capital mais transparente do País.

Buscando assumir o papel de auxiliar no combate à criminalidade, equipamos a Guarda Municipal com novas pistolas, criamos o policiamento preventivo, com funcionamento 24 horas.

Também retomamos a Ronda Maria da Penha, esta importante ferramenta de combate à violência doméstica. Além disso, criamos o setor de inteligência da Guarda Municipal e investimos em cursos de reciclagem e capacitação. 

Abrimos 30.000 vagas nos cursos da área de tecnologia em sistema EAD com o apoio às Residências Tecnológicas para profissionais recém-formados em nível superior. As ações de sustentabilidade contam com o tratamento de equipamentos, recondicionamento e destinação do lixo eletrônico. Recebendo equipamentos danificados ou fora de uso, estamos reparando e recondicionando para que os equipamentos voltem a ser usados, através do selo ReUSE. 

Implantamos um projeto de Eficiência Energética que diminuiu o gasto de energia da Secretaria de Ciência e Tecnologia em cerca de 40%. Também temos apoiado indústrias e startups através do Extremotec. 
 
No momento mais difícil da pandemia implantamos um Programa de Apoio Emergencial aos artistas e trabalhadores da cultura atingidos pela proibição de eventos com uma ajuda no valor de R$ 600 para cerca de 1.150 pessoas, totalizando R$ 780 mil em recursos próprios.

Lançamos o primeiro edital de literatura em oito anos, o Prêmio Literário Políbio Alves, que homenageia o artista em vida. 

E foi justamente nas artes que encontramos esperança com artistas que levaram música aos pontos de vacinação contra a Covid-19. 

O São João não passou em branco e contou com lives virtuais das quadrilhas, assim como ocorreu com a Festa das Neves virtual. 

Marcando a retomada gradual das atividades presenciais, foram lançados ainda o projeto Sol Maior, que leva música e cultura para locais públicos da cidade, a exposição João Pessoa em Linhas e Cores, no Hotel Globo, além da exposição Origens, no Centro Cultural Casa da Pólvora.

Na limpeza urbana retomamos o papel ambiental da EMLUR e aumentamos a exigência nos serviços prestados à população. Neste primeiro semestre foram coletadas 233 mil toneladas de resíduos sólidos, em toda João Pessoa, desenvolvendo diversas ações de zeladoria em vários Bairros da capital, onde encontramos anos de abandono e descaso. 

Também tivemos a coragem de buscar maior economicidade nos serviços em respeito ao cidadão desta cidade. Enfrentamos uma estrutura poderosa, mas perseveramos na certeza de estar buscando um serviço melhor e mais barato para a população.

Inauguramos o Restaurante Popular Fábio Fernandes Fonseca, no Varadouro, retomando a política de segurança alimentar do município e reabrimos a Cozinha Comunitária do Jardim Veneza, chegando ao total de 535.500 refeições distribuídas para quem mais precisa. O Banco de Alimentos, que ajuda no fortalecimento da agricultura familiar em João Pessoa e municípios vizinhos, já distribuiu quase 600 toneladas de comida neste ano.

Tomamos a decisão de acolher aqueles que tiveram fome neste momento tão difícil para todos.

Estabelecemos um cronograma de zeladoria de praças, mercados públicos, shoppings populares e cemitérios. 

O mesmo aconteceu com o serviço de poda e as ações de paisagismo na cidade. 

Comparando o ano passado até agora já fizemos 6 vezes mais do que foi feito em todo o ano de 2020.

O trabalho de ordenamento nos mercados públicos e shoppings populares também foi reforçado, incluindo ações itinerantes nesses espaços. 
Graças aos nossos esforços, mais de 2 mil comerciantes já deram entrada no processo de regularização como permissionários desses locais. Também realizamos a Feira Móvel do Produtor, que em suas duas primeiras edições proporcionou a comercialização de mais de R$ 67 mil em produtos. O projeto tem levado o trabalho de produtores rurais, empreendedores e artesãos de maneira itinerante para vários pontos da cidade.
 
A nossa Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) conseguiu vender 21 toneladas de pescado na Semana Santa. Já o Festival do Milho da também foi sucesso absoluto, ultrapassando as 270 mil espigas vendidas.
 
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho foi lançado o programa “Eu Posso Semear”, em ação conjunta com a Semam, com oficinas, cursos e espaço público de produção e articulação para comercialização, promovendo a cultura e o cultivo de produção de plantas ornamentais e flores tropicais.

No Sine/JP, foi realizada a modernização dos equipamentos, agendamento on-line para atendimentos, implementação de novos sistemas de atendimento com painéis digitais e a criação do painel da empregabilidade para gerar transparência na divulgação do número de vagas disponibilizadas.

Foi lançada a Medida Provisória do programa ‘Eu posso’ de microcrédito social, o edital do programa ‘Volta por Cima’, o ‘Observatório Econômico’ e um curso de vendas especializado na capacitação da população.
 
Nossa política habitacional teve importante atuação nestes primeiros meses, com serviços prestados em diversas áreas da cidade, tanto no que diz respeito à infraestrutura como na melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Foram entregues dois residenciais: Vista do Verde I e II, com um total de 384 apartamentos, beneficiando famílias que moravam em áreas de risco, em ocupações, e inscritos no programa habitacional da Prefeitura.

Através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania iniciamos a Caravana do Cuidar, que tem muito da atuação da primeira-dama do município, minha amada Lauremília. Trata-se de um projeto itinerante que visa levar a diversos bairros uma roda de serviços de cidadania, facilitando o acesso a serviços sociais e com atividades para toda a comunidade.

Através do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, procuramos combater a violência doméstica que teve grande crescimento, conforme entidades que monitoram estes dados em todo o País, durante o período de isolamento social. Essas mulheres receberam assistência multiprofissional, tais como: apoio psicológico, jurídico, serviço social, arte e terapia holística.
  
Na Educação implantamos a plataforma Google Sala de Aula que é utilizada pela maioria das instituições particulares do País, licitamos tablets para os alunos e notebooks para os professores. 

Reconhecemos os problemas causados pela pandemia no aprendizado das nossas crianças, mas, ainda ontem, anunciamos o retorno às aulas presenciais com rígidos protocolos sanitários. Esperamos com o auxílio da tecnologia, de um material didático eficiente e empenho dos profissionais da Educação recuperar o déficit de aprendizado. Não faltará apoio por parte da nossa equipe para avançar na Educação, podem estar certos!

Seguiremos tendo a segurança alimentar dos nossos alunos como uma prioridade e mesmo tendo recebido 32 escolas com obras paralisadas, garantimos aos senhores pais e alunos que em breve vamos concluir todas estas obras, recebendo nossos estudantes com segurança e conforto.

Este ano, garantimos vagas para todos em nossa rede de educação e batemos o recorde de alunos matriculados, com mais de 70 mil estudantes – 12 mil a mais que no anterior. E, não vamos medir esforços para trazer e manter todos na sala de aula.

Desde o início do nosso mandato buscamos diálogo com toda a sociedade. Conseguimos formar uma ampla base de apoio nesta Casa com apenas um foco: cuidar das pessoas!
 
Que a Câmara de João Pessoa siga sendo caixa de ressonância do desejo popular. Seja legislando, fiscalizando ou através das emendas impositivas, as quais respeitamos e cumprimos. A harmonia e a independência que sempre pautaram a relação entre os poderes devem seguir sendo o Norte da relação entre Executivo e Legislativo.

Diante disso, faço mais uma vez esta convocação aos pessoenses, paraibanos de todas as regiões que escolheram essa terra como sua, o momento é de reconstrução, retomada, esperança!

Muito obrigado. E que Deus nos abençoe!

Relacionadas