TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Entenda

Vereadores de João Pessoa aprovam projeto da Lei Lucas Santos

Calendário psicossocial deverá ser destinado a crianças e adolescentes, organizado em faixas etárias.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Filho de 16 anos da cantora de forró Walkyria Santos foi encontrado morto em casa.
Filho de 16 anos da cantora de forró Walkyria Santos foi encontrado morto em casa. (Foto: redes sociais/Reprodução)

Veradores de João Pessoa aprovaram o Projeto de Lei Ordinária (PLO) que cria um calendário psicossocial para acompanhamento da saúde mental de crianças e adolescentes em escolas, locais de assistência social e saúde básica.

A proposta do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL) foi aprovada por unanimidade. O projeto ganhou o nome de Lei Lucas Santos após a morte do filho da cantora Walkyria Santos, de 16 anos. Ele foi encontrado sem vida na casa onde morava com a mãe, no dia 3 de agosto, após sofrer ataques nas redes sociais.

Veja o texto do projeto de lei

De acordo com o documento, o calendário psicossocial deverá ser publicizado e conter dias destinados ao atendimento, horários e serviços disponíveis para as crianças e adolescentes organizados em faixas etárias – primeira infância (até 6 anos), infância (até os 12 anos), adolescência (até os 18 anos), e também, caso haja necessidade a depender de avaliação in loco da equipe multiprofissional, a integração, enquanto colaboradores/ouvintes, de seus pais ou responsáveis.

Também fica especificado que constatada a necessidade do jovem em ter acesso aos serviços ofertados pelo calendário psicossocial, este acompanhamento deverá ser realizado mês a mês por prazo indeterminado, com a produção de relatórios mensais que apontem a evolução das atividades feitas.

Ainda estabelece que o poder público municipal fiscalizará o cumprimento efetivo deste calendário por parte dos equipamentos que estão vinculados em sua estrutura e também os privados, podendo, caso entenda conveniente, adotar de modo suplementar sanções administrativas àqueles que descumprirem as prerrogativas especificadas na nova norma.

Veja mais:


Relacionadas