TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Verão começa nesta segunda-feira (21); veja a previsão do tempo

No Nordeste brasileiro, o verão é o início do período mais chuvoso do ano

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Verao protetor solar
(Foto: Divulgação/Governo Federal)

A partir desta segunda-feira (21), o verão inicia no Hemisfério Sul. Com temperaturas elevadas, o período também é marcado pelo aumento de chuvas. Astronomicamente a nova estação inicia às 7h02.

Neste primeio dia, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) estima temperatura máxima de 31° no litoral paraibano, com possibilidade de chuvas passageiras.

No Nordeste brasileiro, o verão é o início do período mais chuvoso do ano nas regiões entre o Maranhão, Rio Grande do Norte e a Paraíba. Também é época de aumento de chuva em algumas áreas pelo interior do Nordeste como no sul do Maranhão, sul do Piauí, no sertão do Pernambuco e também nas áreas a oeste da Bahia. O leste do Nordeste tem pouca chuva nos meses de verão, segundo o site ClimaTempo.

Para o ano novo, a previsão é que a partir de janeiro a faixa leste da região, entre Natal e Salvador, tenha a média de chuva de até 100 mm.

Para fevereiro, os maiores volumes médios de chuva variam de 125 mm a 200 mm no Ceará, Piauí e no oeste da Bahia. Março marca um aumento da chuva sobre a região.


Relacionadas