Paraíba

Venda de vacinas no setor privado é rechaçada pela Secretaria de Saúde

Clínicas e donos de fábricas buscam permissão para compra de vacinas por conta própria

Publicado em 27/01/2021 10:10
logo
Por Dennison Vasconcelos
Venda de vacinas no setor privado é rechaçada pela Secretaria de Saúde

(Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou que é favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca pelo setor privado. Com doses escassas da vacina, a Secretaria de Saúde da Paraíba é contrária ao fornecimento dos imunizantes na rede privada ou a compra dos imunizantes pelo por grupos empresariais.

Donos de clínicas e empresários argumentam que desafogariam o SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, a Janssen e a AstraZeneca, laboratórios de fabricação de duas vacinas, afirmaram que só vendem os imunizantes para governos e não para iniciativa privada.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, também é contrário. Ao Portal T5 ele afirmou que é contra a venda de vacinas pela iniciativa privada.

A necessidade é centralizar nesse momento as poucas doses das vacinas. O SUS já mostrou que é robusto e pode arcar com essa questão”, disse.

+ Vídeo: infectologista paraibano opina sobre compra de vacina por grupos privados

Segundo Bolsonaro, metade dos imunizantes comprado pelos empresários seria destinado para o SUS .

Semana passada nós assinamos carta de intenções favorável a isso, a custo zero para o governo”, declarou o presidente.  

Conforme donos das empresas, a oura parte das doses adquiridas seria destinada a funcionários das fábricas.

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas também mostrou interesse e propôs a compra de 5 milhões de doses da indiana Covaxin, que não é vislumbrada para imunização no Brasil. A ideia seria vender, sob indicação médica, as vacinas em clínicas particulares.

Pessoas imunizadas 

Desde o início da campanha de vacinação, a Paraíba já imunizou 17.328 mil pessoas, segundo o governo federal. Esse número faz o estado ocupar a sexta posição de aplicações das vacinas entre os estados do Brasil, conforme o Ministério da Saúde. Saiba a situação da imunização na Paraíba 

Veja também:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play