TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
luto

Velório de Fernanda Bevenutty acontece no 'Ginásio do Guarany', no Roger

Ela morreu neste domingo (2), após passar por complicações renais e enfrentar uma longa luta contra um câncer

Por Redação Publicado em
Fernanda Benvenutty 03

Está previsto para as 17h deste domingo (2), o velório da ativista de direitos humanos Fernanda Bevenutty. Ela morreu neste domingo (2), após passar por complicações renais e enfrentar uma longa luta contra um câncer. A cerimônia vai acontecer no 'Ginásio do Guarany', no bairro do Róger.

Esse ano, Fernanda é tema do samba enredo da escola de samba 'Unidos do Roger'. Quase 400 componentes, sendo distribuídos em 7 alas e 3 carros alegóricos, participarão do desfile. O organizador disse que a homenagem será mantida.

Fernanda foi presidente-fundadora da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) e vice-presidente da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Chegou a se candidatar a vereadora de João Pessoa e deputada estadual pela Paraíba algumas vezes, mas não conseguiu se eleger.

Fernanda Benvenutty nasceu em 9 de fevereiro de 1962, em Remígio, seu nome de batismo era Eliziário Benvindo da Silva. Ainda na infância ela se deu conta da sua transexualidade. Aos 14 anos, fugiu de casa em um circo, no qual atuou como palhaça, trapezista, apresentadora de espetáculos e atriz.

Apesar de ter saído de casa na adolescência e entrar em sérios conflitos com sua família, não perdeu o vínculo. Atualmente ela estava, juntamente com sua mãe idosa, se dividindo em educar um casal de filhos adotivos e defender direitos em vários segmentos sociais.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) emitiu uma nota de pesar ainda durante a tarde deste domingo (2).

É com imensa tristeza que a ANTRA informa que, neste 02 de fevereiro, partiu desse plano a nossa querida Fernanda Benvenutty. 

Ela que foi pioneira de muitas lutas e de muitas batalhas perdeu a vida vitimada pelo câncer. Nós estamos dilaceradas por peder tão importante personalidade, mas temos certeza que ela cumpriu o seu papel. E nos deixou um belo legado de luta e resistência. 

Fui informada nesse minutos pelas companheiras de João Pessoa Adreina Vilarim e Ana Beatriz, e assim que tiver mais informações manteremos vocês informadas. 

Guardem as lembranças felizes que estiveram presentes onde Fernanda passou, e que ela siga em paz. Nós continuamos aqui na luta que ela tanto ajudou.

Por volta das 16h, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo também se manifestou oficialmente sobre a morte de Fernanda Bevenutty.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, manifesta, neste momento de tristeza para o movimento cultural e social da Capital, sentimentos de profundo pesar e solidariedade pela morte da ativista Fernanda Benvenutty.

Além de externar reconhecimento ao trabalho e luta de Benvenutty, Luciano Cartaxo lamenta a grande perda que o movimento carnavalesco sofre com a passagem de uma das mais dedicadas defensoras do Carnaval Tradição de João Pessoa, como integrante da Escola de Samba Unidos do Róger.

Foto íntima é atribuída a DJ Calvin Harris e formato do "membro" vira piada na web; veja

"Óleo ungido" mata vinte pessoas durante culto evangélico na África

Leia também: Além do coronavírus, China enfrenta novo surto de gripe das aves H5N1

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas