TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Repercussão

Veja o que se sabe sobre a vacinação irregular de crianças em Lucena

Da denúncia ou afastamento da equipe responsável pela Saúde do município, veja um compacto das principais informações.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Confira os locais de vacinação em João Pessoa
Confira os locais de vacinação em João Pessoa (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Quatro dias de um escândalo que repercute na Paraíba e no Brasil. A vacinação irregular de crianças contra a Covid-19 em Lucena, no Litoral Norte do estado, apresenta desdobramentos importantes e consideráveis. Cerca de 50 crianças receberam doses de adultos das vacinas da Pfizer. Algumas estavam vencidas. A aplicação aconteceu pouco tempo antes da liberação e distribuição das doses por parte do Ministério da Saúde.

Uma denúncia foi encaminhada à Secretaria de Saúde da Paraíba na ultima sexta-feira (14), após divulgação nas redes sociais. Na ocasião, uma mãe de duas crianças vacinadas percebeu o erro, gravou um vídeo com o relato e publicou.

A prefeitura da cidade abriu um processo administrativo para investigar as responsabilidades e causas da aplicação. Além da agente de Saúde, o secretário da pasta no município foi afastado das funções junto a outros servidores. A Secretaria de Saúde do estado assumirá a vacinação na cidade após suspender o repasse de doses à Lucena. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou unidades de saúde da cidade e família afetadas. Ele considerou um erro a vacinação.

Nesta terça-feira (18), está previsto para acontecer uma reunião com representantes dos Ministérios Públicos estadual e federal na Secretaria Municipal de Saúde de Lucena. O objetivo é continuar com a apuração e ouvir outros envolvidos.

Abaixo, o Portal T5 traz as últimas e principais informações da imunização irregular

  • Erro em aplicação de vacinas em Lucena foi "isolado", diz Ministério Público

O Ministério Público (MP), estadual e federal que atua na Paraíba, afirmou que o erro na aplicação de vacinas em crianças na cidade de Lucena "foi um caso isolado". Nesta segunda-feira (17), o MP reforçou que vacinação de menores de 12 anos é segura.

  • Doses vencidas

Ainda segundo as equipes técnicas de vigilância e imunização da SES, cerca de 200 pessoas (entre adolescentes e adultos) também receberam imunizantes fora do prazo de validade.

  • Crianças monitoradas

Segundo a Secretaria de Saúde do estado e a prefeitura de Lucena, as crianças estão sob monitoramento. Até então, não há registros de eventos adversos graves. Há relatos de que alguns pequenos apresentaram dores do corpo, dores de cabeça e febre.

  • Equipe de Lucena não participou de treinamentos para vacinar crianças, diz secretário

Segundo Geraldo Medeiros, secretário de Saúde da Paraíba, as equipes responsáveis pela vacinação contra Covid-19 em Lucena, no Litoral Norte do estado, não participaram dos treinamentos e videoconferências com relação a imunização de crianças. Em entrevista, ele citou ao menos quatro reuniões sem a participação das equipes do município.

“Com relação as doses pediátricas, houve toda uma preparação, um treinamento, quatro eventos através de videoconferências. O próprio laboratório realizou diariamente o treinamento. Infelizmente, a equipe de Lucena não participou nesse período das videoconferências”, afirmou.

  • Ministro da Saúde atribui vacinação de crianças a "erro"

Em visita por Lucena, Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde, atribuiu a um erro a imunização das crianças com as doses vencidas. 

  • Primeira nota da prefeitura

De acordo com nota oficial da prefeitura, “uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas” e que “está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e (também está) monitorando as crianças”. O caso foi confirmado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

  • As doses

Vale ressaltar que há uma diferença com relação a dosagem das vacinas aplicadas em crianças em comparação aos adultos. As doses corretas correspondem a 1/3 do conteúdo líquido aplicado nos adultos e as embalagens são na cor laranja.

  • Vacinação em crianças na Paraíba

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças começou no último sábado (15), na Paraíba. Em João Pessoa, por exemplo, a aplicação das primeiras doses pediátricas do imunizante da Pfizer  aconteceram no domingo (16) em postos instalados nos parques Solón de Lucena e Arruda Câmara.


Relacionadas