TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Vídeo

Veja como socorrer e evitar engasgos com bebês e crianças

O engasgo é considerado uma emergência

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Engasgar infancia 190815
(Foto: Divulgação/Gov ES)

Dois recém-nascidos morreram após ficarem engasgados durante esse fim de semana em João Pessoa. O primeiro caso ocorreu no Bessa, no último sábado (9). A outra família foi a luto no domingo (10), no bairro Cristo Redentor. Ambas as vítimas tinham se alimentado com leite.

De acordo com especialistas, o engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Segundo o Ministério da Saúde, o engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Como agir em caso de engasgo em bebês: Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Veja também:


+ Qual o vinho ideal para o seu signo? Astrólogo revela como combinar uvas e zodíac

+ O ano de 2020 foi o mais curto desde 1960; entenda o por quê

+ Entenda o por quê o homem mais rico do mundo está vendendo os bens

+ Relembre quem foram os vencedores de todas as edições do BBB

+ Músicas que completam 20 anos em 2021 e que marcaram uma geração


Envie sua mensagem para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9619-2096

Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas