TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Veja como se manter acordado e disposto sem ficar refém do cafezinho

Práticas para se manter bem disposto e acordado durante todo o dia!

Por Redação Publicado em
Refem do cafe

É possível acordar bem cedo, levar uma rotina pesada e se manter bem disposto sem a ajuda daquelas doses de café que você toma por dia? Descobrimos que sim.

Que a cafeína tem mesmo essa propriedade a gente já sabe, mas como tudo em excesso não faz lá muito bem para a saúde, que tal conhecer alternativas para conseguir ficar ligado até o final do dia, sem tomar muito café?

A rotina de estudos, trabalho e muita vezes os dois ao mesmo tempo costuma não ser fácil.

Uma grande quantidade de coisas precisa ser feita ao longo de um dia e isso pode ser bem estressante.

Quem tem esse estilo de vida costuma dormir cada vez menos e aí acaba se rendendo aos cafezinhos para tentar se manter acordado.

Café divide opiniões entre especialistas

Alguns estudiosos defendem que a bebida traz benefícios como: longevidade e prevenção de câncer, por exemplo.

Outros alertam para os riscos que a bebida pode trazer, como problemas cardiovasculares e digestivos.

Que tal equilibrar o consumo de café com outros alimentos e práticas que podem te ajudar a se manter acordado?

Como se manter acordado sem café?

A primeira dica está ligada a uma coisa básica: alimentação!

Evite comer grandes quantidades de comida de uma só vez, pois isso pode te provocar sono. Outra coisa que precisa ser evitada é o excesso açúcares e carboidratos como massa e arroz. A dica é dar prioridade a alguma proteína leve.

Beber água é um daqueles hábitos que auxilia em quase tudo, para se manter acordado não é diferente. Além de hidratar o corpo e auxiliar no bom funcionamento do organismo.

Bebendo bastante água você vai sentir vontade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia. Mas o que isso tem a ver com ficar acordado? É que realizar movimentos e caminhar, ainda que em curtas distâncias, ajuda a ficar acordado. Isso porque, quando você se movimenta, a circulação sanguínea é estimulada. O ideal é que você mantenha uma rotina de exercícios. Que tal uma caminhada?

Outra dica é se manter em lugares frescos, se estiver em um escritório, que tal climatizar o ambiente com um ar-condicionado? Só cuidado para não ficar muito gelado e prejudicar sua saúde. Ambientes quentes também contribuem para a chegada da vontade de dormir. É que o excesso de calor faz com que você fique mais lento e com sono.

Espantando o sono de forma lúdica

 Você pode, por exemplo, colocar uma playlist de sua escolha para tocar em um fone de ouvidos. Só cuidado com o volume. Evite escutar música muito alta para não prejudicar sua audição.

Bebidas

Você sabia que um chá pode ser tão estimulante para o organismo quanto um café? O chá verde é um bom exemplo disto: ele te dá energia e tem bem menos cafeína do que o cafezinho.

Distraindo o sono

Segundo alguns especialistas, mascar chicletes ajuda a manter a mente ativa. Mas atenção: se optar por isso, escolha uma goma sem açúcar para não estragar seus dentes.

Computadores

Se você trabalha ou estuda e fica muito tempo diante da tela de um computador: uma dica para evitar a sonolência.

Tempo

Faça pausas de cerca de 10 ou 15 minutos em alguns momentos do dia. Isso ajuda a não ficar caindo de sono.

Desconecte

Se você já teve um dia corrido, que tal desacelerar à noite quando chegar em casa? Evite continuar diante de celulares ou dispositivos que vão te manter acordado até muito tarde.

Nada funciona?

É claro que você não só pode, como deve, procurar um especialista se sentir que a sonolência ao longo dos dias está aumentando.

Orientação

Um especialista pode checar se anda tudo bem com sua saúde e recomendar práticas alternativas para melhorar a qualidade do seu dia. Fica a dica!


Relacionadas