TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
DICAS

Veja como economizar com energia elétrica durante a quarentena

Medidas simples podem ajudar na redução da conta

Por Redação Publicado em
CONTA DE ENERGIA

Com a orientação de ficar em casa, por conta da pandemia do coronavírus, é natural consumir mais energia – o que pode ocasionar um aumento considerável no valor da fatura ao final do mês. No entanto, algumas medidas simples podem ajudar na redução da conta em tempos em que é preciso cortar os gastos.

Veja algumas dicas:

Use lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas incandescentes, aquelas mais amareladas, consomem mais energia. Troque pelas fluorescentes, que gastam menos energia e duram mais. Apesar de custar mais cara, o custo-benefício compensa.

Aproveite a luz natural

Durante o dia, não use lâmpadas acesas. Aproveite a luz natural, deixe janelas abertas e ilumine os ambientes sem precisar consumir energia elétrica

 Evite banhos quentes

Os chuveiros elétricos consomem muita energia e durante o verão, uma boa dica é tomar banhos frios para economizar. Quem ainda preferir o banho morno, deve tomar banhos menos demorados e utilizar o chuveiro no ‘modo verão’, que economiza energia.

Cuidado com o ar condicionado

Com as altas temperaturas, é normal usar o ar condicionado para amenizar o valor, mas é preciso ter cuidado ao usar o produto. Além de ter um modelo que contenha o Selo Procel de Economia de Energia, o aparelho deve ter capacidade de refrigerar o ambiente. Outra dica é manter o ar ligado apenas quando houver pessoas na área. Manter os filtros limpos também ajuda na redução do consumo.

 Geladeira

Este eletrodoméstico fica ligado o dia todo, mas algumas ações podem reduzir seu impacto na conta de energia. É importante evitar abrir a geladeira muitas vezes e checar a borracha do aparelho: se não fechar corretamente, as chances de desperdício são maiores. O Selo Procel de economia de energia também garante uma redução no consumo.

Acumule roupas para lavar

As máquinas de lavar consomem uma boa quantidade de energia, por isso, é importante acumular o máximo possível de roupas para reduzir o número de vezes de uso do aparelho

Veja também:

Fiocruz projeta crescimento de 328% em casos de covid-19 nos próximos 7 dias na Paraíba

"Há um processo de transmissão comunitária muito forte", alerta secretário de saúde de JP


Relacionadas