TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
preso em João Pessoa

Veja como as investigações chegaram a Ricardo Coutinho entre as fases da Operação Calvário

Coutinho é apontado como líder do esquema criminoso que desviava verbas públicas na Paraíba.

Por Redação Publicado em
Ricardo coutinho 2018 696x392
STJ manda soltar ex-governador Ricardo Coutinho Ministério Público começou investigando o desvio de recursos na Cruz Vermelha, em 2018 Foto: Reprodução

A primeira fase da Operação Calvário foi deflagrada em 14 de dezembro de 2018, com objetivo de identificar uma organização criminosa teve acesso a mais de R$ 1 bilhão em recursos públicos para a gestão de unidades de saúde na Paraíba e em outras unidades da federação, entre julho de 2011 e dezembro de 2018.

Na primeira fase, 11 pessoas foram presas, entre elas, a ex-secretária de Administração do Estado, Livânia Farias. Ela é suspeita de receber propina da Cruz Vermelha, que administrava o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Na segunda fase da operação, deflagrada em fevereiro deste ano, a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Conde, no Litoral Sul paraibano, além do Rio de Janeiro. No dia 14 de março, a PF realizou a terceira fase da operação, quando, mais uma vez, o alvo foi a ex-secretária de Administração, Livânia Farias. Ela foi presa no dia 16 de março quando retornava de Belo Horizonte, capital mineira.

Leia também:

+ Veja como as investigações chegaram a Ricardo Coutinho entre as fases da Operação Calvário

+ Ricardo Coutinho está preso na Paraíba; audiência de custódia acontece nesta sexta (20)

Na quarta fase, deflagrada em 30 de abril, a servidora pública Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro foi presa. Ela era lotada na Procuradoria Geral do Estado. Além do mandado de prisão preventiva, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão.

A quinta fase foi no dia 9 de outubro. O então secretário executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity, foi preso. O objetivo desta fase foi cumprir 28 mandados, sendo três de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão, em cinco estados. O diretor administrativo do Hospital Geral de Mamanguape, Eduardo Simões Coutinho, também foi preso.

A sexta fase da operação foi no dia 15 de outubro. Foram cumpridos mandados em endereços ligados ao ex-secretário de turismo Ivan Burity e à advogada Luciana Ramos Neiva. Os hospitais Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, e Hospital Geral de Mamanguape, ambos administrados pelo Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP) também foram alvo da sexta fase, que também teve como objetivo apurar suspeita de irregularidades de contratos da gráfica Grafset com o Governo da Paraíba.

A sétima fase foi realizada na última terça-feira (17). Veja: Ricardo Coutinho é apontado como líder de organização criminosa e tem prisão decretada pela Justiça

+ Ricardo Coutinho recebe voz de prisão ao desembarcar em aeroporto de Natal

+ Após prisão do pai, filho de Ricardo Coutinho vai à sede da Polícia Federal deixar pertences

+ Após prisão de Ricardo Coutinho, aliados se reúnem em frente à sede da Polícia Federal

+ Empresário preso na 'Operação Calvário' é pai da atriz global Mayana Neiva

+ Prisões de Coriolano Coutinho e Gilberto Caneiro são mantidas por ministra do STJ

saiba mais

Relacionadas