TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Alerta

Variante Delta: Paraíba confirma 25 casos

Conforme a assessoria, por mês são enviadas de 20 a 30 amostras para serem testadas na Fiocruz.

Por Renata Nunes Publicado em
João Pessoa, Catolé do Rocha e Santa Luzia renovam estado de calamidade pública
João Pessoa, Catolé do Rocha e Santa Luzia renovam estado de calamidade pública (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC)

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) confirmou 25 casos da variante Delta na Paraíba. Conforme a assessoria, foram detectadas ainda mais três mutações dessa variante.

"Das 27 amostras que passaram pelo nosso protocolo de inferência (NAVECA), 25 confirmaram o diagnóstico para variante Delta", explicou a secretaria, informando que por mês são enviadas de 20 a 30 amostras para serem testadas na Fiocruz.

Ainda segundo o órgão, pelo número de casos, já está caracterizada a transmissão comunitária.

Variante Delta

variante delta do coronavírus (B.1.617), identificada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado, vem preocupando especialistas, países e entidades internacionais, além de brasileiras. No Brasil, a variante já causou pelo menos 20 mortes, segundo boletim do Ministério da Saúde.

As evidências reunidas até agora apontam que essa variante é mais transmissível.

De acordo com um artigo publicado na revista científica Eurosurveillance por pesquisadores ligados à OMS e ao Imperial College London, enquanto a variante alfa (B.1.1.7, responsável pelo primeiro surto no Reino Unido) teve aumento de 29% na transmissibilidade, os pesquisadores apontam que a delta chegou a 97% de incremento em relação ao vírus original.

Vacinas

Embora as vacinas contra a covid-19 disponíveis no Brasil tenham sido desenvolvidas quando a variante ainda não circulava no país, elas são eficazes contra a delta. “É importante ressaltar que todos os agentes imunizantes disponíveis para aplicação no Brasil são eficazes contra a delta, principalmente nas formas mais graves da doença”, informa o Ministério da Saúde.


Relacionadas