Paraíba

Variante Delta é predominante entre casos de Covid-19 na Paraíba

Entre os diagnósticos investigados, mutação está entre maioria dos casos no estado.

Publicado em 12/11/2021 10:02 Atualizado em 12/11/2021 10:18
logo
Por Redação Portal T5
Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) analisa diagnósticos de Covid-19.

Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) analisa diagnósticos de Covid-19. (Foto: SES-PB/Divulgação)

Casos de Delta têm predominância entre as amostras sequenciadas de diagnósticos positivos de Covid-19 na Paraíba. O Boletim Epidemiológico mais recente mostra a análise de 1.073 amostras, dentre elas, estão a Gamma (28%) e a Delta (72%).

(Imagem: SES/Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 681 novos casos de Covid-19 e o estado chegou a 456.719 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. A Paraíba perdeu 9.461 pessoas para a doença desde o início da pandemia.

De acordo com Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, os atrasados para a segunda dose devem buscar complementar o esquema de imunização e evitar o risco de ser contaminado pela doença. "Com o aumento do número de casos de Covid relacionado à Delta, que é uma mutação do vírus, se faz necessário que as pessoas estejam o esquema vacinal completo, pois a doença tem acometido principalmente pessoas sem vacinas", disse.

Confira os pontos de vacinação disponíveis em João Pessoa nesta sexta-feira (12):

Alta no Sertão

A média da ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 25%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 29%. Em Campina Grande, estão ocupados 15% dos leitos de UTI adulto e no sertão 44% dos leitos de UTI para adultos.

Na cidade de Santa Terezinha, a administração pública retomou medidas mais restritivas após o aumento de casos entre os habitantes do município. Shows foram proibidos e o toque de recolher foi determinado no local.

Veja mais:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play