TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dia do Milho

Vai ter milho? Produção da Paraíba registra queda de 37%

Estado deve importar milho dos estados vizinho para compensar queda neste ano

Por Juliana Alves Publicado em
Procura pelo milho cresce por causa do período junino
Procura pelo milho cresce por causa do período junino (Foto: Reprodução/Secom-PB)

A um mês do São João, comerciantes da Central de Abastecimento de João Pessoa (Ceasa) já percebem um aumento na procura pelo milho. Isso porque, tradicionalmente, as semanas que antecedem o período junino são as mais agitadas para a venda do produto. Mas será que esse ano vai ter milho para atender toda a demanda?

A expectativa é que sim. Mas o cenário na Paraíba é de queda na produção. Ao Portal T5, o Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) afirmou que entre 2022 e o início deste ano a produção de milho caiu 37% no estado. A justificativa é a queda na mão de obra e, consequentemente, na área cultivada.

No entanto, esse não deve ser motivo de preocupação, já que a importação do milho de estados vizinhos pode compensar a baixa na produção das cidades paraibanas. "É importante dizer que a importação de milho aqui na Paraíba é menor que a produção", pontuou Gilmaudo de Figueiredo, da Empasa. Ainda segundo ele, a estimativa é de que mais de 500 toneladas de milho sejam vendidas neste ano, movimentando cerca de R$ 1 milhão.

No ano passado, a 'mão de milho' (com 50 espigas) custava em média R$ 50.

Dia do milho

Canjica, pamonha, bolo e inúmeras possibilidades. Pensando em incentivar o cultivo de um dos cereais mais nutritivos do mundo, o Brasil instituiu o Dia do Milho, celebrado nesta quarta-feira, 24 de maio.

Leia também:


Relacionadas