TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Imunização

Vacinação contra Covid para público em geral deve começar nesta semana na Paraíba

Calendário de imunização deve avançar com a chegada de novas doses

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
COVID VACINACAO 2 DOSE UNIPE FOTO KLEIDE TEIXEIRA 1 300x218
(Foto: arquivo/Divulgação/SMS-JP)

A vacinação da população em geral, entre 18 e 59 anos, deve iniciar ainda nesta semana na Paraíba, de acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros. O gestor explicou a fase seguinte da campanha, que será realizada de forma simultânea, por faixa etária decrescente, junto aos demais trabalhadores de outros grupos essenciais.

+ Veja quem pode ser vacinado nesta segunda-feira, em João Pessoa

Medeiros não confirmou a data de início da imunização para pessoas a partir dos 59 anos. Segundo o gestor, é esperada a chegada de novas vacinas, pelo Ministério da Saúde, nos próximos dias, para definição.

Calendário dos municípios

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), podem iniciar a vacinação da população em geral os municípios que não apresentem demanda de vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. "Poderão iniciar a vacinação da população em geral seguindo o critério decrescente de idade, desde que garanta a vacinação dos demais grupos prioritários já abertos, divulgando número de doses disponíveis, e acesso continuo a população desses grupos", diz o documento.

No último sábado (29), trabalhadores da educação de todo estado entraram no grupo prioritário para imunização. A orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No grupo de trabalhadores da educação deverá ser seguida a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e na sequência os trabalhadores da educação do ensino superior, sempre priorizando os trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens. Profissionais que atuam no setor administrativo, dentro das secretarias estadual e municipais de educação, também serão contemplados nesta fase.

“Na vigência de uma pandemia, em que há a escassez de vacinas, o meio mais justo de operacionalizar a campanha de vacinação é imunizar aqueles que têm mais probabilidade de precisar de internação e de morrer. O Plano do PNI é o mais completo e contempla toda essa população vulnerável. Após novas orientações do Ministério, a reunião de hoje foi importante para definir o norte da Paraíba a partir de agora”, disse Geraldo Medeiros.

Veja mais:


Relacionadas