TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Veja quem pode se vacinar

Vacina que protege contra quatro tipos de meningite pode ser encontrada em toda Paraíba, diz SES

Por Redação Publicado em
VACINA MENINGITE
Vacina ACWY, que protege adolescentes entre 11 e 12 anos contra quatro tipos de meningite Vacina ACWY, que protege adolescentes entre 11 e 12 anos contra quatro tipos de meningite Foto: Reprodução

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), a rede pública das 223 cidades conta com doses da vacina ACWY, que protege adolescentes entre 11 e 12 anos contra quatro tipos de meningite.

“Disponível desde abril, a vacina previne contra essa doença infecciosa grave, que provoca inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser causada por vírus ou por bactéria”, diz um comunicado.

A vacina ACWY protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, que é considerada a variação mais grave da doença e pode ser fatal. Atualmente, a rede pública também oferece a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para bebês em três doses: aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses. De acordo com a técnica do núcleo de imunização, Milena Vitorino, é importante que os pais e responsáveis pelas crianças e jovens mantenham as cadernetas de vacinação em dia.

Com a pandemia muitos pais estão deixando de levar as crianças aos postos por medo do coronavírus, mas é importante lembrar que há outras doenças preveníveis que ainda estão circulando. É muito importante que os adolescentes de 11 e 12 anos tomem a dose da ACWY, que é ofertada gratuitamente e protege contra quatro tipos da meningite, bem como as crianças sigam o calendário de vacinação”, frisa a técnica.

O objetivo do Ministério da Saúdeé alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo da vacinação, que corresponde a 5.621.137 de pessoas. A vacina ACWY pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional de vacinação do adolescente.

Leia também: Estátua 'pede ajuda' no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa

+ Operação da PF apura fraudes no INSS em João Pessoa

+ Suspeito de furtar leite e fraldas é preso em João Pessoa

+ Homem morre em acidente entre moto e caminhão em João Pessoa

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.



Relacionadas