TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Vaca Louca: o que é a doença e como transmite?

Confirmação de um caso em Marabá, no Pará, levou Brasil a interromper exportação de bovinos à China

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Gado
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A confirmação de um caso de 'Vaca Louca' no Pará levou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a suspender temporariamente as exportações de carne para a China nesta quinta-feira (23). Detectada pela primeira vez em 1968, no Reino Unido, a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) é uma doença degenerativa, crônica e fatal que afeta o Sistema Nervoso Central de bovinos e búfalos.

O consumo de alimentos contaminados pela forma infectante de uma proteína (príon) é a principal via de transmissão. Animais sadios contraem a doença pela ingestão de alimentos que contêm farinhas de ossos, carnes e carcaças de animais infectados.

O período de incubação é de 2 a 8 anos. Após o aparecimento dos sinais clínicos, a condição do animal se deteriora. Esse processo geralmente leva de 2 semanas a 6 meses, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)

Risco à saúde pública

A infecção é um risco à saúde pública porque o consumo de carnes de bovinos com EEB é apontado como a causa da variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ) em humanos. Por isso, é proibido no Brasil e em boa parte do mundo a alimentação de bovinos, búfalos, caprinos e ovinos com produtos de origem animal, incluindo a cama-de-aviário e dejetos de suínos.

Os casos acontecem geralmente em pessoas jovens, que apresentam um rápido deterioramento cerebral. O paciente apresenta sintomas tipicamente psiquiátricos inespecíficos, comportamentais e sensoriais em 63% dos casos, segundo o Ministério da Saúde.

Organização Mundial de Saúde (OMS) lista como principais sintomas o enfraquecimento ou perda de algum dos sentidos;
Sensação de dormência ou formigamento alguma parte do corpo;
Depressão;
Ansiedade;
Psicose;
Alucinações auditivas ou visuais;
Abstinência;
Agitação;
Irritabilidade;
Insônia;
Perda de interesse;
Esquecimento.

Brasil

No Brasil é crime federal alimentar bovinos, bubalinos (búfalos), ovinos e caprinos com cama-de-aviário (também conhecida como cama-de-frango) ou com resíduos da exploração de outros animais. Desde 1998, o governo brasileiro implantou medidas de prevenção voltadas contra a introdução da vDCJ no país.

Entre as medidas está a proibição na importação de derivados de sangue humano doado por pessoas residentes no Reino Unido (país que mais registrou casos da doença da Vaca Louca), além da importação e da comercialização de carne bovina e produtos de uso em saúde, cuja matéria-prima seja originada de países que apresentaram casos de EEB autóctones.

Mundo

A EEB clássica foi diagnosticada pela primeira vez em bovinos no Reino Unido, em 1986, mas provavelmente já estava presente na população bovina do país desde a década de 1970 ou antes. Em seguida, foi relatado em 25 países além do Reino Unido, principalmente na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte.

Atualmente, como resultado da implementação bem-sucedida de medidas eficazes de controle, a prevalência da EEB clássica é extremamente baixa, assim como seu impacto sanitário global e risco à saúde pública.


Relacionadas