Paraíba

UTI neonatal é interditada após morte de três crianças em menos de 24h, em Campina Grande

Uma superbactéria pode ter ocasionado as mortes, que estão sendo investigadas

Publicado em 17/11/2020 Atualizado em 12/12/2020

Foto: Reprodução / Internet

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou nesta terça-feira (17) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande. Três crianças morreram nas últimas 24 horas e a unidade deve deixar de funcionar a partir da meia-noite.

Segundo o CRM-PB, essas três crianças morreram com suspeita de infecção por uma bactéria de alta resistência, que é denominada de Pseudo Monaka PC. Não foi informado de onde essas crianças são, apenas que elas morreram nas últimas 24 horas, no ISEA.

A informação é de que a superlotação e o excesso de fluxo de pacientes no local acaba comprometendo o tratamento adequado e favorecendo a infecção por essa bactéria. O ISEA é referência para vários municípios da região de Campina Grande, inclusive para pacientes de alto risco que, segundo o próprio conselho, faz com que haja essa superlotação no local.

Para evitar novas mortes, o conselho técnico da própria maternidade, juntamente com CRM e o Ministério Público, decidiram pela interdição técnica-ética. A partir da meia noite não poderão ser admitidos novos pacientes na UTI neonatal. Isso quer dizer que os pacientes que já estão lá serão encaminhadas para outros leitos de hospitais pactuados com a prefeitura.

Segundo informação da própria secretaria de saúde de Campina Grande, novos pacientes também poderão ser encaminhados. A coordenação da maternidade já disse que vai contratar uma empresa para fazer a desinfecção do local e que somente depois da eliminação desta bactéria de alta resistência é que o atendimento será normalizado na UTI neonatal.

A prefeitura informou que ainda não há uma comprovação da relação das mortes dessas três crianças com essa bactéria, mas que tudo está sendo investigado.

Leia também:

Mister morre em acidente de moto em rodovia no interior da Paraíba

Após 400 cirurgias, apresentadora atacada com ácido pelo ex faz desabafo

PRF e PM apreendem mercadorias sem documentação fiscal avaliadas em mais de R$ 300 mil no sertão paraibano

Parte de falésia da praia de Pipa desaba e mata três pessoas da mesma família

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar