TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Usar sprays de limpeza equivale a fumar 20 cigarros por dia, diz estudo

Mulheres profissionais de limpeza apresentam um maior declínio da função pulmonar

Por Redação Publicado em
Cigarro fumantes

Usar diariamente sprays de limpeza pode ser tão prejudicial para a saúde como fumar 20 cigarros por dia, dizem os especialistas. Um outro estudo concluiu ainda que a utilização doméstica deste tipo de produtos de limpeza pode contribuir para mais de metade do ar poluído que assola os meios urbanos.

O primeiro estudo realizado na Noruega, durante o período de um ano, detectou que mulheres cuja profissão é fazer limpezas apresentam um maior risco, cerca de 17% de danificarem os pulmões. Já as mulheres que limpam diariamente as suas casas têm 14% mais probabilidade de desenvolverem problemas nesse órgão. Doenças respiratórias, como a asma ou como a pneumonia, são também mais prevalentes nestes dois grupos.

Os homens que integraram este universo do estudo não apresentaram o mesmo tipo de mazelas. A médica e coordenadora do estudo Cecile Svanes, da Universidade de Bergen, disse que ainda se desconhece os motivos porque os sprays não afetaram a população masculina do mesmo modo.

“As substâncias químicas deste produtos estão deteriorando os pulmões das mulheres. Estes sprays são desnecessários, use apenas um pano para limpar”, acrescenta Svanes.

O segundo estudo, publicado pela instituição norte-americana American Association for the Advancement of Science, concluiu que 50% dos “compostos orgânicos voláteis” encontrados no ar da cidade de Los Angeles, eram provenientes de produtos como tintas, pesticidas, lixívia e perfumes.


Relacionadas