TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
situação crítica

Um ano após interdição, obras no IPC de João Pessoa seguem comprometendo serviços

Exames de DNA precisam ser enviados para Pernambuco, por exemplo

Por Redação Publicado em
Ipc pb
IPC vem passando por obras desde o ano passado IPC vem passando por obras desde o ano passado Imagem: Reprodução/TV Tambaú

Em março do ano passado, uma inspeção do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) encontrou diversas irregularidades no Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa, e o órgão solicitou a interdição do prédio, que fica no bairro do Cristo.

Um ano depois, o IPC continua passando por obras, como mostrou a reportagem de Pollyana Sorrentino, da TV Tambaú. Por conta disso, alguns serviços ainda continuam sem funcionar, a exemplo dos quatro laboratórios forenses.

“A parte de drogas, de toxicologia, DNA, biologia e química. Com a interdição, a gente teve que passar por esse processo de reforma e todos eles tiveram que ser inativos. Alguns exames de alguns desses laboratórios a gente conseguiu restabelecer o funcionamento na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em instalações adaptadas”, explica Sérgio Lucena, chefe dos laboratórios do instituto.

A situação fez com que havendo a necessidade de realizar determinados serviços, fosse preciso recorrer a outros locais. No caso dos exames de DNA, por exemplo, o jeito está sendo levá-los ao Instituto de Genética Forense, em Pernambuco. A parceria começou no início de 2019, e desde então 15 exames referentes a casos da Paraíba foram enviados para o estado vizinho.

Também segundo Sérgio, ainda não há previsão para a normalização dos serviços, já que as obras não têm prazo de conclusão. “No momento que tiver a liberação, a gente vai trazer todo o equipamento novo, fazer toda a instalação e aí tentar voltar à nossa rotina normal”, acrescenta ele.

Leia também:

Moradores de João Pessoa reclamam de falta de energia e Energisa confirma pane

Maia defende foco em temas fundamentais e diz que Bolsonaro “está brincando de presidir”


Relacionadas