TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
extensão

UFPB oferece 637 bolsas de extensão do Probex para alunos de graduação

Propostas de projetos devem ser submetidas no período de 10 a 25 de março

Por Carlos Rocha Publicado em
Concurso será realizado para contratação de servidores para UFPB
Concurso será realizado para contratação de servidores para UFPB (Foto: Divulgação/UFPB)

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB publicou nesta quarta-feira (3) o edital do Programa Institucional de Bolsas da Extensão - Probex 2021. Estão sendo disponibilizadas 637 bolsas para estudantes de graduação da Universidade. O objetivo da ação é incentivar a participação de alunos, servidores técnicos e professores nas atividades de extensão da UFPB.

Docentes e técnicos administrativos com nível superior de todos os campi podem submeter suas propostas de projetos no período de 10 a 25 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), desde que estejam em efetivo exercício. Serão aceitos no Probex apenas ações de extensão na modalidade projeto.

Nesta edição, o Probex amplia para 12 meses o tempo de vigência dos projetos, que antes era de 10 meses. Dessa forma, as ações terão início em maio deste ano e seguem até abril de 2022. De acordo com a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moreira, a alteração atende a uma antiga demanda da comunidade extensionista, que vem há anos buscando equiparação de condições entre os editais de pesquisa e extensão.

“A proposta de ampliação e equiparação da temporalidade das bolsas Probex foi prontamente acolhida pelo Reitor Valdiney Gouveia, por entendermos a extensão universitária como um dos eixos indissociáveis na formação discente em conjunto com a pesquisa e o ensino. Assim, a extensão na UFPB dá mais um importante passo em sua relação dialógica com a sociedade, aprimorando o processo formativo e possibilitando uma melhor continuidade nas ações de extensão com a ampliação da vigência dos projetos”, explicou a Profa. Berla.

A ampliação da vigência para 12 meses possibilita aos discentes bolsistas mais tempo para aprofundarem a formação cidadã viabilizada pelos projetos, bem como incentiva a vinculação do estudante com a atividade extensionista e com a comunidade. Para Thiago Cavalcante, gestor da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC/Proex), “o trabalho extensionista será melhor consolidado”.

A Proex receberá propostas de ações de extensão nas modalidades remota e híbrida (remota e presencial), em virtude da Declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Portaria n°188/GM/MS/2020, do Ministério da Saúde) e do disposto na Portaria nº 323/GR/REITORIA/UFPB, de 16 de outubro de 2020, assim como no Plano UFPB para retorno gradual das atividades presenciais. A realização de atividades presenciais está condicionada à aprovação da Comissão de Biossegurança quanto às condições de realização segura.

Outro aspecto reformulado no Probex 2021 é a forma de avaliação. A partir deste ano, o processo de seleção das propostas terá, além da avaliação de mérito realizada pelos pares, uma verificação de conformidade das obrigatoriedades previstas no edital.

Mais informações sobre o Edital Probex 2021 podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou com as assessorias de extensão de cada Centro de Ensino.

Leia também:

Polícia apreende armas de fabricação caseira em comunidade de João Pessoa

Covid: Paraíba recebe mais de R$ 329 milhões do Ministério da Saúde

BBB 21 | 'Tô de olho no cuscuz', comenta Fábio Jr. após pedido de Juliette

BBB 21 | Entenda a briga entre Juliette e Fiuk por causa de cuscuz


Relacionadas