TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Educação

UFPB é destaque em ranking internacional de qualidade do ensino superior

Universidade foi a que mais publicou artigos científicos de “alto impacto” na área de Matemática

Por Redação Publicado em
Campus da UFPB, em João Pessoa.
Campus da UFPB, em João Pessoa. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação/UFPB

O Leiden Ranking 2019, que verifica dados qualitativos do ensino superior em todo mundo deu destaque à publicação de artigos científicos de “alto impacto” em matemática produzidos pela Universidade Federal da Paraíba. A instituição foi a que mais publicou artigos dessa área no Brasil.

O ranking internacional é promovido anualmente pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia de Leiden, na Holanda. Os dados são apurados com base nos artigos catalogados e indexados pela Web of Science, um banco de informações que reúne o conteúdo de periódicos científicos.

O Leiden Ranking 2019 tenta medir o impacto desses artigos na comunidade acadêmica e sua importância para o desenvolvimento da ciência, identificando o número de vezes que foram citados por outros artigos científicos.

No Brasil, a USP, Unicamp e a Unesp, que foram destaque e responsáveis por mais de 40% dos artigos das instituições brasileiras de ensino superior contabilizadas pelo ranking. No Nordeste, além da UFPB, as Universidades Federais da Bahia (UFB), do Ceará (UFC), produziram um número bem menor de artigos indexados pela Web of Science do que as universidades paulistas, mas em termos porcentuais, nas áreas do conhecimento em que se especializaram tiveram um número de citações igual ou até maior do que as congêneres paulistas.

Além do número de citações dos artigos científicos, o Leiden Ranking 2019 leva em conta, entre outros indicadores, o número de acordos de colaboração internacional e a difusão de conhecimento disponível para leitura gratuita.

saiba mais

Relacionadas