TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saiba mais

UFPB aprova bonificação para ingresso de estudantes da Paraíba

O acréscimo de 10% da bonificação à nota final do Enem terá efeito classificatório

Por Juliana Alves Publicado em
Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa
Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa (Reprodução/UFPB)

Foi aprovada, nesta sexta-feira (24), a Bonificação Estadual de 10% à nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que residem e tenham estudado na Paraíba. O benefício contempla alunos que tenha estudado o Ensino Médio em escolas regulares, públicas e/ou privadas, ou tenham obtido o certificado de ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou pelo Exame Supletivo.

A bonificação estadual também será aplicável aos candidatos que venham a concorrer às vagas asseguradas pela política de reserva de vagas definida pela Lei 12.711/2012.

De acordo com a Resolução, o objetivo da iniciativa é reduzir as desigualdades e colaborar para um acesso mais justo e amplo dos estudantes a cursos de graduação da UFPB, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Conforme o texto aprovado pelo Consepe, os candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio da EJA, do ENCCEJA ou do Exame Supletivo deverão comprovar residência no estado da Paraíba estabelecida nos três anos que antecedem a sua candidatura ao curso de graduação na UFPB.

O acréscimo de 10% da bonificação à nota final do Enem terá efeito classificatório, não sendo levado em consideração na análise o atendimento de eventuais critérios eliminatórios.

A Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Carneiro Maciel, ressaltou que a bonificação aprovada pelo Consepe não interfere nas cotas previstas em lei, como as cotas raciais, de deficiência, de alunos de escolas públicas e etc. "O que nós estamos fazendo é uma resolução vinculada unicamente à regionalização. Quem é cota vai concorrer com cota, quem é ampla concorrência vai concorrer com ampla concorrência", explicou a Pró-reitora.

A Resolução será publicada pela UFPB por meio da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods). De acordo com o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, com a aprovação da Resolução pelo Consepe, o objetivo é que a bonificação já comece a valer para este ano, para o próximo Enem.

“Para a Universidade, significa promoção de igualdade, reestabelecimento de direitos; e, para a sociedade paraibana, significará, com o tempo, avanço, desenvolvimento, e esse é o papel da Universidade quando ela se insere em um contexto, de estar em plena interação com a sociedade e promover o desenvolvimento local onde ela se situa”, disse Prof. Valdiney Gouveia.

Leia também:

Relacionadas