TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

UFCA oferta curso gratuito de aperfeiçoamento para professores bilíngues de surdos

Formação começa em novembro deste ano e termina em março de 2022

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
FOTO 3 3 Rmj Rk7 C Tdxk3
(Foto: Agência Educa Mais Brasil)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançou a segunda edição do Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos. A formação, que é oferecida em parceria com Ministério da Educação, tem como objetivo qualificar a formação de profissionais da educação envolvidos no ensino de estudantes surdos. O curso será transmitido 100% na modalidade de Educação a Distância (EaD), tem carga horária de 90 horas e terá início em novembro deste ano e conclusão em março de 2022. As inscrições iniciam na segunda (4) através do link.

Serão abordados e debatidos temas relacionados às políticas e legislações brasileiras, currículo escolar bilíngue, pedagogia surda, entre outros. Dessa forma, o público-alvo da formação são professores que trabalham com estudantes surdos na educação básica e/ou na educação bilíngue.

O curso estará disponível tanto para professores que atuam na rede pública como para professores que atuam na rede privada, desde que sejam profissionais que trabalhem na área de educação de surdos.

Ponto para a educação inclusiva

No mês de agosto, um projeto de Lei que garante a educação bilíngue nas escolas brasileiras foi sancionado. A medida instituída determina o tratamento da educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português escrito como a segunda.

Com a decisão, será possível promover o incentivo à produção de material didático bilíngue; a formação de professores no idioma Libras; a mudança que determina que Libras seja a primeira língua e o Português escrito como segunda língua; bem como direcionar a atenção para questões linguísticas, identitárias e culturais.

Veja mais:


Relacionadas