Esportes

TV Globo é detonada por "ignorar" caso de racismo envolvendo Arthur Nory

Uma reportagem não mostrou uma polêmica envolvendo o nome do ginasta em um episódio de racismo contra Ângelo Assumpção, que o substituiu em uma competição e teve bom desempenho

Publicado em 11/07/2021 15:13 Atualizado em 11/07/2021 15:45
logo
Por Carlos Rocha
TV Globo é detonada por "ignorar" caso de racismo envolvendo Arthur Nory

TV Globo é detonada por "ignorar" caso de racismo envolvendo Arthur Nory (Foto: Reprodução)

Os termos Globo, Arthur Nory e Racismo ficaram entre os mais comentados no Twitter, na tarde deste domingo (11), e estão relacionados. Tudo porque uma reportagem exibida pelo Domingo Espetacular com Nory o classificou como "herói olímpico" e não mostrou o episódio em que o ginasta foi acusado de racismo em 2015. A vítima foi o também ginasta Ângelo Assumpção, que substituiu Arthur em uma competição e teve bom desempenho.

Segundo reportagens da época, Angelo foi convocado às pressas para substituir Nory na Copa do Mundo de ginástica artística, em 2015, e recebeu uma medalhe de ouro inédita para a seleção brasileira. O atleta, que é negro, venceu com louvor após executar um salto perfeito. Apesar do feito, o competidor, que tinha 18 anos na época, alegou que continuava sendo menosprezado no Clube Pinheiros, onde treinava com Arthur.

Após a competição em que Ângelo o substituiu, Arthur publicou um vídeo em que aparece acompanhado de dois outros colegas brancos dizendo. "O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto. Por quê?".

Durante o programa exibido neste domingo (11), Nory foi entrevistado por Claudia Leitte e teve sua trajetória no esporte revisitada. Parte do público se revoltou pelo episódio polêmico nem ter sido citado. As manifestações foram pulicadas no Twitter.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play