TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
expansão

TV Digital deve chegar a 53 municípios paraibanos até 2022

Além dos municípios paraibanos, foram incluídas cidades do Ceará, do Maranhão e do Rio Grande do Norte

Por Carlos Rocha Publicado em
TV Digital deve chegar a 53 municípios paraibanos até 2022
TV Digital deve chegar a 53 municípios paraibanos até 2022 (Foto: Reprodução)

O Ministério das Comunicações anunciou que o ministro Fábio Faria assinou, na noite desta quarta-feira (6), termos de adesão de 178 municípios brasileiros ao programa Digitaliza Brasil . O programa busca expandir o sinal digital de televisão para todo o território nacional. Um total de 53 cidades da Paraíba aderiram ao termo e a estimativa é que o sinal chegue até dezembro de 2022.

Os municípios são Alagoinha, Araruna, Barra de Santa Rosa, Brejo do Cruz, Camalaú, Catingueira, Dona Inês, Duas Estradas, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Gurinhém, Gurjão, Igaracy, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juazeirinho, Junco do Seridó, Juru, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mataraca, Matinhas, Monte Horebe, Ouro Velho, Paulista, Piancó, Pilões, Pocinhos, Prata, Princesa Isabel, Remígio, Riachão, Riacho dos Cavalos, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Teresinha, Santana de Mangueira, Santo André, São Bentinho, São Bento, São José da Lagoa Tapada, São José do Brejo do Cruz, São Sebastião do Umbuzeiro, São Vicente do Seridó, Serraria, Soledade, Tacima, Taperoá, Uiraúna e Vista Serrana.

Além dos municípios paraibanos, foram incluídos no programa cidades do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Os outros 5 municípios que constam na lista publicada pelo Ministério das Comunicações já haviam sido contemplados em setembro. Segundo o comunicado emitido pela pasta, as estações compartilhadas de transmissão digital que fornecerão o serviço serão entregues entre novembro e dezembro deste ano.

O programa foi criado em maio deste ano e, entre outras finalidades, abre espaço na banda de transmissão para a chegada da tecnologia 5G no Brasil. No início de setembro, o Digitaliza Brasil ganhou 322 cidades participantes.

De acordo com dados do ministério, o Brasil ainda conta com 1.638 cidades sem acesso ao sinal digital, que garante maior qualidade na recepção, mais canais e funções de interatividade. A expectativa, segundo Fábio Faria, é que a cobertura digital atinja 100% do território nacional até dezembro de 2022.

Das cidades que foram contempladas nesta fase, 44 são do Ceará, 43 do Maranhão, 53 da Paraíba, 16 do Piauí e 27 do Rio Grande do Norte.

O governo fornecerá kits de adaptação para famílias que não possuírem aparelhos televisores compatíveis com a tecnologia. A adesão ao Digitaliza Brasil não possui custos para os clientes e consumidores.


Relacionadas