TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Decisão

TST determina fim da greve dos Correios

Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva.

Por Redação Publicado em
Correios fachada

Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, haverá desconto de metade dos dias parados e o restante deverá ser compensado. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. O reajuste de 2,6% previsto em uma das cláusulas foi mantido.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Segundo a entidade, foram retiradas 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como questões envolvendo adicional de risco, licença-maternidade, indenização por morte, auxílio-creche, entre outros benefícios.

Durante a audiência, os advogados dos sindicatos afirmaram que a empresa não está passando por dificuldades financeiras e que a estatal atua para retirar direitos conquistados pela categoria, inclusive os sociais, que não têm impacto financeiro.

Os representantes dos Correios no julgamento afirmaram que a manutenção das cláusulas do acordo anterior podem ter impacto negativo de R$ 294 milhões nas contas da empresa. Dessa forma, a estatal não tem como suportar essas despesas porque teve seu caixa afetado pela pandemia.

A empresa também sustentou que não pode cumprir cláusulas de acordos que expiraram, sob forma de “conquista histórica” da categoria.

Agência Brasil

Leia também: Repórter da Globo morre aos 24 anos

+ Beneficiários do Bolsa Família começam a receber parcelas extras do auxílio emergencial; saiba mais

+ Filho de Roberto Carlos enfrenta o câncer pela terceira vez

+ Filho de Ronaldinho Gaúcho é sósia do pai

+ Flordelis homenageia pastor Anderson do Carmo no dia em que morte dele completa 1 ano e três meses

+ Google altera definição de 'patroa' depois de críticas de Anitta

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5 e receba as notícias em seu celular: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas