TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
fuga

Três continuam foragidos do Lar do Garoto e PM diz que muro baixo facilitou fuga

Dez adolescente fugiram da instituição, que fica em Lagoa Seca, Agreste paraibano

Por Redação Publicado em
Lar do garoto em lagoa seca pb
Foto: Reprodução/ Whatsapp

Três adolescentes que escaparam do Lar do Garoto, em Lagoa Seca, continuam foragidos, de acordo com a Polícia Militar. O total de 10 internos fugiram da instituição na noite da última sexta-feira (13) e sete foram recapturados. De Janeiro à Setembro, nove ações resultaram na fuga de internos no Lar do Garoto.

De acordo com o tenente-coronel Francimar Lins, comandante da área, a PM mantém uma guarda no local que se revesa em rondas. Ele informou ainda que a Fundac deve apurar as circunstâncias da fuga para tomar medidas que impeçam futuras ações similares.

"Existem questões estruturais que estão sendo revistas pela Fundac e pela própria PM, mas existem também questões de rotinas internas que também dizem respeito diretamente à Fundac. A Polícia Militar mantém uma guarda externa com oito homens que se revezam em escala rondando constantemente com as viaturas no local. Infelizmente nós temos registrado esses fatos isso será um objeto de revisão e apuração da Fundac", disse.

O comandante contou que os fugitivos estavam na mesma cela e conseguiram arrombar a porta do local. Ao chegarem no pátio da instituição tiveram acesso ao muro, que segundo ele, é baixo para uma casa dessa natureza.

"Em princípio, temos informações da direção do estabelecimento que esses menores encontravam-se numa mesma cela. Eles conseguiram material que os possibilitaram fazer um arrombamento da cela e eles tiveram acesso ao pátio externo e lograram êxito pulando um muro de 3 metros e meio, que é um padrão baixo para um local dessa natureza. As casas prisionais geralmente possuem muros de 4 m ou 5 m. O local não tem nenhum outro tipo de contenção, nem cerca elétrica, por ser um estabelecimento de menores. Fica de certa forma fácil, vamos dizer assim, eles, uma vez no pátio externo, terem acesso a esses muros", disse.

O tenente-coronel revelou ainda que uma Companhia de Destacamento de Polícia será inaugurada na cidade de Lagoa Seca nos próximos dias, a fim de reforçar a segurança na região. A polícia afirmou ainda que uma guarita será reativada no Lar do Garoto.

"Estamos reforçando as nossas rondas, vamos ativar pelo menos uma das guaritas, fazendo uma relocação, remanejamento do efetivo, para que a gente possa atender essa demanda. Estamos inaugurando nos próximos dias uma companhia colocando a primeira primeira companhia de destacamento de polícia para a cidade de Lagoa Seca, com intuito de melhorar o policiamento na cidade e no estabelecimento prisional", finalizou.


Relacionadas