Paraíba

Torre de igreja interditada após chuvas será removida na terça-feira (02)

A peça que será retirada é valiosa para a história de João Pessoa. O telhado Igreja de São Frei Pedro Gonçalves também está danificado.

Publicado em 28/02/2021 11:08 Atualizado em 28/02/2021 15:03
logo
Por Redação Portal T5
Torre de igreja interditada após chuvas será removida na terça-feira (02)

(Foto: Divulgação / Igreja São Frei Pedro Gonçalves)

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa, foi interditada após as chuvas atingirem parte da estrutura. Na manhã deste domingo (28), equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Arquidiocese estiveram no local para avaliar os danos.

Após avaliações, a torre da Igreja, onde fica a cruz, será removida para que seja restaurada. Ao PortalT5, o padre Pedro Targino informou que parte da estrutura deve ser retirada até a próxima terça-feira (2). O guincho utilizado não alcançou a peça.“Os órgãos competentes estiveram aqui na igreja e constataram, por unanimidade, que deve ser removida a parte que corre risco eminente de desabar”, disse.

O Coronel Kelson, secretário executivo da Defesa Civil de João Pessoa, explicou que a peça que será retirada é valiosa. “A torre da Igreja teve uma descarga atmosférica e a torre está comprometida. O guincho não alcançou o ápice da torre e agora termos que aguardar uma disponibilidade de um outro guincho para na terça-feira realizarmos essa remoção. É uma peça valiosa para a história da cidade e nós estamos tentando de toda forma preservá-la”, explicou para a equipe de reportagem da Rede Tambaú de Comunicação (RTC).

Além da torre, o telhado está danificado por causa dos estilhaços e com infiltração. Todo largo foi interditado para não colocar as pessoas em risco.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), agentes de mobilidade estão realizando o bloqueio total da Rua Padre Antônio Pereira, devido ao risco de desmoronamento da torre da Igreja São Frei Pedro Gonçalves.


A comunidade acredita que um raio atingiu a estrutura durante as chuvas registradas na madrugada deste sábado (27).

Leia também:


+ Vacinação contra Covid-19 para idosos com mais de 84 anos tem início nesta segunda-feira (1º)

+ Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começa nesta segunda-feira (1º)

*Matéria atualizada para acrescentar informações da data da remoção da peça pelo guincho. 

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play