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Falta inclusão

Todas as prefeituras da Paraíba possuem site, mas acessibilidade é insuficiente

Apenas 12% das cidades têm tradução do conteúdo em libras

Por Redação Publicado em
Celular na mao
Foto: Reprodução / Internet

A Paraíba é um dos quatro estados do Nordeste onde todos os municípios possuíam páginas na internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019. Entre os serviços fornecidos nos sites, estão dados sobre licitações, diário oficial, legislação e finanças. As informações ajudam na transparência do serviço público, porém, os recursos de acessibilidade são insuficientes para pessoas com deficiências.

De todos os 223 sites do estado, apenas 27 cidades (12%) incluíam tradução do conteúdo em libras, 87 tinham descrição do conteúdo das imagens (87%) e somente 33 permitiam ao usuário de tecnologia assistiva saltar itens repetidos na página (14%).

Em relação às redes sociais, a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) aponta que a plataforma mais utilizada era o Facebook, em que 182 municípios tinham perfil ou conta própria, seguido pelo Instagram (113), Youtube (27), Whatsapp (12), Twitter (7), Flickr (2) e Blogspot (2).

Entre as atividades realizadas pelos municípios nas redes sociais, nos 12 meses que antecederam o levantamento, as mais comuns foram a publicação de notícias sobre a prefeitura (182), divulgação de serviços ou campanhas (169) e respostas a comentários e dúvidas dos cidadãos (136). Já a frequência média da atualização do conteúdo do perfil foi, na maioria das vezes, diária (93) ou pelo menos vez por semana (70).

Além disso, a pesquisa investigou, com base nas respostas das próprias Prefeituras, as formas de participação do cidadão pela internet, em iniciativas promovidas pelo município nos 12 meses anteriores, em site ou portal, institucional ou não, e nas redes sociais. Em 175 cidades, não foi disponibilizada nenhuma das formas mencionadas de participação.

Conforme os dados, 26 realizaram consulta online para envio de contribuições para leis, orçamentos e planos; 13 tinham grupos de discussão como fóruns ou comunidades pela internet; 34 fizeram enquete online sobre assuntos de interesse da prefeitura; e 13 elaboraram votação online para orientar a tomada de decisões sobre temas como políticas públicas e orçamento.

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