TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
João Pessoa

TJPB suspende lei que proibia cobrança de estacionamento em shoppings e centros comerciais

A ação foi requerida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

Por Redação Publicado em
Estacionamento1

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba deferiu, na manhã desta quarta-feira (25), medida cautelar suspendendo, com efeito, a Lei Estadual nº 11.411/2019, aprovada pela Assembleia Legislativa (ALPB), que proibia a cobrança de estacionamento em shoppings, mercados e centros comerciais, até o julgamento final da Ação Direta de Inconstitucionalidade. A ação foi requerida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com relatoria da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

+ Par romântico de Meghan Markle em "Suits" compartilha fotos informais da Duquesa de Sussex

+ IBGE lança edital para 2,6 mil vagas com salários de até R$ 3,1 mil

O Colegiado determinou que o presidente da ALPB seja notificado para, no prazo de 30 dias, prestar as informações que entender necessárias, e o procurador-geral do Estado, no prazo de 40 dias, caso queira se manifestar.

+ Homem tem parada cardiorrespiratória ao se engasgar com fígado cru

+ Ônibus cai em ribanceira após colidir com animal na BR-230, na Paraíba

No pedido, a Abrasce alegou, preliminarmente, a inconstitucionalidade formal (por vício de iniciativa) e material (por transgressão ao direito de propriedade e aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência). Argumentou, ainda, haver ofensa às regras de observância e reprodução obrigatórias na Constituição do Estado e de competência da Constituição Federal.

+ Do chazinho ao churrasco: o cardápio dos senadores da PB bancado pelo contribuinte 

+ Homem fica com braço preso em moedor de carne em supermercado de JP

No voto, a desembargadora Fátima Bezerra ressaltou que a forma de cobrança de valores, pelo uso de estacionamento de propriedades privadas, somente poderia ser regulada por norma federal. “O legislador, sob o pretexto de promover a defesa do consumidor, não pode imiscuir-se na propriedade privada, cuja matéria é da competência exclusiva da União”, disse. 

“Afinal, em face de uma lei que padece de possível inconstitucionalidade, graves prejuízos podem redundar da sua aplicação, não só para os particulares, proprietários dos estabelecimentos privados, como também para o Poder Público”, concluiu.

+ Policial aposentado é atropelado quando atravessava faixa de pedestre, em JP

+ Ágatha mandava vídeos para tias que moram na PB, diz pai emocionado; assista

Lei - O texto aprovado pela ALPB tem duas vertentes, a tolerância de 20 minutos nos estacionamentos, ou seja, se o consumidor permanecer menos do que o período estabelecido nos centros comerciais, não será permitida a cobrança da taxa. Outra hipótese estabelecida na Lei nº 11.411/2019 é a gratuidade para quem consumir o equivalente a 10 vezes o valor do estacionamento cobrado no estabelecimento. Com TJPB.

Leia Também:

+ Anitta promete looks sensuais no Rock in Rio

+ Motorista de aplicativo é raptado, agredido e amarrado a poste


Relacionadas