TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
cmjp

TJPB entende que Marcílio Ferreira deve assumir vaga de Eduardo Carneiro na CMJP

Eduardo foi eleito deputado estadual em 2018 e renunciou ao mandato de vereador

Por Redação Publicado em
Cmjp 190207 095149

A vaga deixada por Eduardo Carneiro (PRTB) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deve ser assumida por Marcílio Pedro Siqueira Ferreira (PMN), conhecido como Marcílio do HBE. Esse é o entendimento do pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que se reuniu para debater o caso nesta quarta-feira (25).

Leia Também:

+ Par romântico de Meghan Markle em "Suits" compartilha fotos informais da Duquesa de Sussex

+ IBGE lança edital para 2,6 mil vagas com salários de até R$ 3,1 mil

+ Homem morre após se engasgar com pedaço de fígado cru

Eduardo foi eleito deputado estadual em 2018 e renunciou ao mandato de vereador. Desde então, a cadeira é disputada por Marcílio e Carlos Antônio de Barros (PROS), conhecido como Carlão do Cristo. Marcílio ingressou com um parecer na CMJP, alegando que Carlão não atingiu o quociente eleitoral suficiente para assumir o cargo.

+ Ônibus cai em ribanceira após colidir com animal na BR-230, na Paraíba

+ Do chazinho ao churrasco: o cardápio dos senadores da PB bancado pelo contribuinte 

O Tribunal de Justiça da Paraíba entendeu de que é constitucional o artigo 112, parágrafo único do Código Eleitoral, para fins de formação da lista de suplência da representação partidária, sendo permitido ao primeiro suplente do partido ou da coligação assumir o mandato, sem ter atingido a cláusula mínima de desempenho apenas em caráter temporário, sendo vedada a titularidade do mandato por suplente que não preencha todas as condições de elegibilidade, dentre as quais destaca-se o número mínimo de sufrágios.

+ Homem fica com braço preso em moedor de carne em supermercado de JP

+ Policial aposentado é atropelado quando atravessava faixa de pedestre, em JP

Decidiu ainda a Corte que na hipótese de vacância definitiva, caso não existam suplentes dentro do partido ou da coligação que preencham todos os requisitos legais para titularizar o mandato, a vaga deverá ser preenchida nos moldes do artigo 109 do Código Eleitoral.

O julgamento do Incidente ocorreu nos autos do Agravo de Instrument, que tem como partes os suplentes de vereador do Município de João Pessoa Carlos Antônio de Barros e Marcílio Pedro Siqueira Ferreira. Ambos pleiteiam assumir a cadeira anteriormente ocupada por Eduardo Carneiro, que renunciou ao mandato de vereador por conta da sua eleição em 2018 para o cargo de deputado estadual.

+ Ágatha mandava vídeos para tias que moram na PB, diz pai emocionado; assista

+ Anitta promete looks sensuais no Rock in Rio

+ Motorista de aplicativo é raptado, agredido e amarrado a poste

O agravo de instrumento ficou sobrestado na 1ª Câmara Cível do TJPB até que o Pleno decidisse se o dispositivo do artigo 112, parágrafo único do Código Eleitoral, está em harmonia com a Constituição Federal. Agora com o julgamento do incidente de inconstitucionalidade e após a interposição de possíveis embargos de declaração o caso sobre quem deve ficar com a vaga de vereador na Câmara Municipal de João Pessoa voltará a ser analisado pela 1ª Câmara Cível. O relator da matéria é o desembargador Leandro dos Santos.


Relacionadas