TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saúde

Testes rápidos de Covid-19 não estão sendo feitos em UPAs, reforça SMS

A secretaria de saúde de João Pessoa emitiu um esclarecimento acerca do atendimento

Por Redação Publicado em
Testesrapidos
Testes rápidos de Covid-19 não estão sendo feitos em UPAs, reforça SMS Testes rápidos de Covid-19 não estão sendo feitos em UPAs, reforça SMS

Os testes rápidos para identificar infectados por Covid-19 começaram a ser feitos em todo o estado no último domingo (26). Na capital, a ação é feita a domicílios.

Recém-nascidos recebem protetor facial para prevenção de Covid-19 em hospital de João Pessoa; veja

É o que reforça a Secretaria Municipal de Saúde. Neste sábado (2), a SMS esclareceu em matéria publicada no site da Prefeitura de João Pessoa, que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), apesar de serem referência em urgência e emergência, não realizam os testes rápidos para detectar o novo coronavírus.

Muitas pessoas estão procurando às unidades em busca do exame, porém, ele só está sendo realizado em pessoas que tiveram sintomas de síndrome gripal, suspeitas de contágio pelo novo coronavírus no período de 17 de março a 17 de abril, com sintomatologia de sete dias da doença.

Nessa semana três mil usuários foram atendidos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pela Central de Orientação sobre a Covid-19. Nesse primeiro momento, os testes estão sendo realizados por equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal nas casas dos usuários.

Funcionamento das UPAs

A UPA de Cruz das Armas e do Valentina de Figueiredo estão atendendo pessoas com sintomas de moderados a graves de Covid-19, em João Pessoa. Mas antes de se dirigir às unidades, a SMS orienta que a pessoa que suspeite estar infectada ligue para Central de Orientação sobre a Covid-19 pelo número (83) 3218-9214.

Já nas unidades que ficam localizadas nos Bancários e no bairro de Manaíra, os atendimentos são de urgência e emergência para outras doenças, como atendimento pediátrico que não esteja relacionado à Covid-19. Crianças com suspeita devem ser atendidas pelo Hospital Infantil do Valentina.

Casos mais comuns para serem atendidos nessas unidades: cefaleia, infecções das vias aéreas superiores, infecção do trato urinário, vômitos, pressão alta, febre, intoxicação alimentar, viroses e dor abdominal, amigdalite.

Leia mais: Tripulante de navio em isolamento atracado na Paraíba é levado para hospital privado

Suspensão de pensões a ex-governadores da PB deve acontecer, decide STF

Homem é preso pela PRF na Grande João Pessoa dirigindo carro que teria sido roubado em Pernambuco


Relacionadas