TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Para comunidade acadêmica

Testagem de Covid-19 na UFPB começa nesta terça (26)

Serviço será disponibilizado para quem apresentar sintomas da doença

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Whats App Image 2021 01 25 at 14 08 17
(Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

Professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passarão por testes da Covid-19, a partir desta terça-feira (26), em João Pessoa. O serviço será disponibilizado para quem apresentar sintomas da doença e passar pela triagem da universidade.

A realização dos exames é do tipo transcrição reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR). Esse tipo é considerado referência dos testes para a doença.

Os exames serão realizados na Sala de Testagem da Covid-19, instalada no Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I. As amostras serão coletadas na sala de testagem da UFPB através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz). Serão realizados 20 exames RT-PCR por dia.

As pessoas que preencham esses requisitos poderão solicitar uma consulta médica, por meio de link disponível no site da Comissão de Biossegurança da UFPB. Será necessário preencher um formulário de identificação, com dados do usuário e declaração de que realmente se encontra em atividade presencial. “Na consulta, que ocorrerá por teleatendimento, o médico informará sobre a necessidade do teste”, explicou Lígia Stolt. Não serão aceitas requisições médicas externas para a realização do exame.

Ainda segundo a presidente da Comissão, no dia do exame, é necessário apresentar documento de comprovação do órgão onde está lotado (no caso de docente ou técnico), declaração do orientador (no caso de aluno em atividade de pesquisa presencial) ou comprovante de matrícula (no caso de alunos matriculados no semestre que terá início em março). Quem possuir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) deve informar no ato de preenchimento do formulário para solicitação de teleatendimento e apresentá-lo no atendimento presencial, na Sala de Testagem.

Após a triagem virtual e a recomendação médica, o paciente será encaminhado para coleta na Sala de Testagem, localizada no térreo do CCM, em João Pessoa. O atendimento, que será realizado por enfermeiras e técnicas de Enfermagem da UFPB, ocorrerá no horário das 8h às 12h. De acordo com Lígia Stolt, a universidade tem a intenção de estender a testagem para os outros campi, mas, em princípio, a coleta das amostras estará disponível somente na capital. Membros da comunidade acadêmica que atuem nas demais unidades podem realizar o teste, desde que compareçam ao campus I.

Leia também:


Relacionadas