TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
na Paraíba

Tarifa branca de energia é ampliada e pode reduzir valor da fatura; saiba como aderir

O cliente deverá fazer, inicialmente, uma análise criteriosa para avaliar se a mudança vale ou não a pena de acordo com a sua rotina.

Por Redação Publicado em
Energisa conta
(Foto: Divulgação / Energisa)
Foto: Divulgação/Energisa

Adesão

A tarifa branca é um incentivo para que alguns consumidores desloquem o consumo dos períodos de ponta para aqueles em que a rede de distribuição de energia elétrica tem capacidade adicional de atendimento, ou seja, quando o consumo é menor, reduzindo a necessidade de investimentos adicionais no sistema e contribuindo para a modicidade das tarifas.

O cliente deverá fazer, inicialmente, uma análise criteriosa para avaliar se a mudança vale ou não a pena de acordo com a sua rotina. É importante que ele conheça o seu perfil de consumo ao longo do dia e a diferença de preço entre a Tarifa Branca e a convencional, afinal, este modelo não se encaixa nos hábitos de uso da energia de todos os perfis de consumidores.

A Energisa salienta que, quanto mais o cliente reduzir o consumo em horários em que a energia é mais cara, mais vantajosa será a tarifa branca. A Energisa destaca ainda que os riscos da decisão são do cliente, por isso é necessária cautela no momento de optar por esta modalidade tarifária. Da mesma forma que será possível aderir à nova modalidade, o consumidor poderá solicitar seu retorno ao sistema de tarifa convencional caso avalie que o seu perfil de consumo não está adequado.

Como solicitar 

Para solicitar a adesão à Tarifa Branca, os consumidores devem procurar as agências de atendimento presenciais da Energisa, onde está disponível o termo de adesão, que deve ser avaliado com base nos impactos de migrar ou não para a nova modalidade, pensando nos hábitos de consumo individuais.

Para os clientes que optarem por essa modalidade, será necessária a instalação de um novo medidor, aprovado pelo Inmetro, que registre o consumo de acordo com os horários em que a energia elétrica é utilizada.

Mais informações podem ser obtidas no site da Aneel: www.aneel.gov.br

No site da Energisa, os consumidores podem realizar um teste para conferir se a tarifa branca é uma boa solução. Veja aqui.

saiba mais

Relacionadas