Paraíba

Surto de coceira no Recife pode ter sido causado por mariposa

Para especialistas, o inseto pode provocar dermatite urticante.

Publicado em 08/12/2021 12:34 Atualizado em 08/12/2021 16:51
logo
Por Redação Portal T5
Casos são investigados em Pernambuco e Paraíba.

Casos são investigados em Pernambuco e Paraíba. (Foto: Freepik)

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife, em Pernambuco, acredita que uma espécie de mariposa, a Hylesia, pode ser a causa do surto de lesões na pele que provocam coceira. Na Paraíba, 11 casos semelhantes foram notificados.

Essa é a hipótese mais provável considerada por profissionais de Saúde da capital pernambucana. "A evidência clínica e laboratorial tem ajudado muito, além do relato dos casos feito pelos pacientes. Os dermatologistas confirmam que o quadro clínico é compatível e, em alguns exames patológicos, foram encontradas cerdas [de mariposa]", disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, em entrevista à TV Globo.

Para especialistas, o inseto pode provocar dermatite urticante, que provoca vermelhidão na pele acompanhada de feridas e intensa coceira pelo corpo. Os casos são investigados e ainda podem considerar outras possibilidades até o fim das análises. "Várias hipóteses foram levantadas para o surto e incluíram intoxicação por ivermectina, escabiose, picadas de insetos e outras, mas sem nenhuma comprovação", disse em nota a Sociedade Brasileira de Dermatologia, responsável pelo estudo.

No Recife, a notificação de casos iniciou em outubro desde ano. Outras 21 cidades de Pernambuco também registaram pessoas com sintomas semelhantes. 

Na Paraíba11 notificações foram feitas à Secretaria de Estado da Saúde (SES). A última atualização emitida no dia 29 de novembro afirma que os casos foram registrados em seis municípios paraibanos. A maior parte deles em João Pessoa, com 5 no total, seguida da cidade de Cajazeiras, com 2, e Alagoa Nova, Caldas Brandão, Campina Grande e Matureia com um registro cada.

Veja mais:

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play