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Superintendente da Caixa tira principais dúvidas sobre auxílio emergencial; confira

Arnaldo Barcelos Neto tirou dúvidas de telespectadores do programa Tambaú da Gente, da TV Tambaú

Por Redação Publicado em
AUXILIO

Com as incertezas diante da pandemia do novo coronavírus, segunda parcela do auxílio emergencial e usuários que estão com o status em análise, muitas dúvidas surgem. Por conta disso, o superintendente regional da Caixa, Arnaldo Barcelos Neto, tirou dúvidas de telespectadores do programa Tambaú da Gente, da TV Tambaú.

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Com o objetivo de ajudar trabalhadores sem carteira assinada, desempregados e MEIs (microempreendedores individuais), o auxílio emergencial de R$ 600 está sendo pago aos beneficiários aprovados pelo governo federal.

O valor será pago pelo governo durante três meses. No entanto, a segunda parcela não teve calendário de pagamento divulgado ainda. 

Quem pode receber?

  • maiores de 18 anos
  • trabalhadores informais de qualquer tipo, inclusive intermitentes inativos
  • desempregados
  • MEIs (microempreendedores individuais)
  • contribuintes individuais da Previdência

A pessoa ainda deve estar dentro dos limites de renda estabelecidos:

  • renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.135) ou com renda per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo (R$ 522,50)
  • rendimentos tributáveis de até R$ 28.559,70 em 2018 (conforme declaração do Imposto de Renda feita em 2019)

Quanto tempo fica em análise?

A promessa da Caixa Econômica era que os cadastros pelo aplicativo da Caixa ou site seriam respondidos em até 5 dias úteis. Mas muitas reclamações foram feitas e, com isso, a Caixa afirmou que o prazo era apenas uma estimativa, pois o banco depende da análise do cadastro.

De acordo com a Caixa, a avaliação é feita pela Dataprev, responsável por verificar se o trabalhador cumpre todas as exigências previstas na lei. "A liberação dos recursos será efetuada após o recebimento das informações, para os cidadãos que tiverem o direito ao benefício reconhecido", afirmou o banco.

Se o benefício ainda consta análise, é necessário aguardar até que saia o resultado.

Se a resposta for "dados inconclusivos", significa que algum dado foi preenchido errado ou não foi possível verificar se a pessoa tem direito. Nesse caso, é necessário realizar um novo pedido por meio do aplicativo ou site.

Se a resposta for "não aprovado", neste caso, o sistema indicou que a pessoa não tem direito ao benefício.

Além do site da Caixa, é possível acompanhar pelas páginas www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou consultaauxilio.dataprev.gov.br.

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