TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Investigação

STF determina que Senado instale CPI da Pandemia

O Governo Federal será alvo de investigação por parte dos senadores sobre eventuais omissões no enfrentamento da pandemia de Covid no Brasil.

Por Renata Nunes Publicado em
Barroso
(Foto: Divulgação / STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou nesta quinta-feira (8) que o Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid.

A ação judicial foi apresentada ao STF pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Ao todo, 31 senadores assinaram o pedido de criação da comissão – quatro a mais que os 27 exigidos pelo regimento.

O STF também já autorizou a abertura de um inquérito sobre suposta omissão do então ministro da Saúde Eduardo Pazuello no agravamento da pandemia no Amazonas, no início do ano. Com a demissão de Pazuello, o caso foi remetido à primeira instância.

O requerimento da CPI afirma que tem o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados” nos primeiros meses de 2021.


Relacionadas