TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
STJD

Sousa é denunciado por suposta escalação irregular em jogo da Copa do Nordeste

Confiança é autor da denúncia, realizada após eliminação na segunda fase das eliminatórias.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Sousa e Confiança se enfrentaram esta semana
Sousa e Confiança se enfrentaram esta semana (Imagem: Reprodução / Lucas Almeida)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foi acionado pelo Confiança, que denunciou o Sousa por suposta escalação irregular de atleta no jogo contra o ASA-AL, válido pela primeira fase das eliminatórias da Copa do Nordeste 2022.

De acordo com o clube sergipano, André foi acionado de forma irregular. O Dragão afirma que o contrato foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) dois dias após o prazo legal. Além disso, o clube alega que a ação se enquadra no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A penalidade nestes casos é a expulsão da disputa.

Sousa e Asa jogaram na semana passada, quinta-feira (14), em Arapiraca. O Dino venceu pelo placar de 2 a 1. Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, disse que a denúncia é choro de perdedor – já que o clube sertanejo também desclassificou o Confiança. As equipes se enfrentaram na última terça (19), na Arena Batistão. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, a disputa foi resolvida nas penalidades.

Em resumo

Como a regularização do atleta foi publicada no dia 13, o Dragão aponta o descompasso com a regra – já que seria necessária a publicação no dia 11 (já que dia 12 foi feriado, portanto não é dia útil).

Contudo, vale pontuar que segundo o regulamento da Copa do Nordeste, novas inscrições deveriam ser publicadas no boletim informativo Diário (BID) até o último dia útil antes do início das eliminatórias, cuja partida inaugural ocorreu no dia 12.

O STJD deve avaliar o caso. Deferindo a situação e dando ganho ao denunciante, o Confiança, outros clubes devem ser afetados ou receber algum tipo de punição. Um dos exemplos é o Imperatriz, que chegou à segunda fase – quando saiu para o Botafogo-PB.


Relacionadas