TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Veja como fica

Sisu muda sistema de nota de corte nesta terça-feira (13)

Período de inscrição foi prorrogado até as 23h59 da quarta-feira (14)

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Ministerio da Educacao abre consulta de vagas para o Sisu 2019

O Ministério da Educação (MEC) muda a partir desta terça-feira (13) a forma como a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é apresentada. A decisão reverte o decreto do antecessor da pasta, Abraham Weintraub, que recebeu muitas críticas dos estudantes.

Em 2020, o MEC organizou a apresentação dos dados de forma com que as notas de cortes ficassem artificialmente mais altas, o que prejudicava a escolha dos candidatos. Além disso, o sistema considerava a segunda opção dos estudantes que já estavam sendo selecionados na primeira opção de curso, gerando uma dupla classificação.

Com a mudança, o formato será o mesmo adotado em edições passadas, anteriores às duas edições de 2020. Sendo assim, a nota do candidato pré-selecionado no curso de sua primeira opção de inscrição não será mais contabilizada na nota de corte da segunda opção.

Em nota, o MEC nega que a alteração configure erro ou desvirtuamento na divulgação das notas de corte, "já que ambas as formas de geração e apresentação desses dados estão em total acordo com as regras que regem os processos seletivos do Sisu, desde 2012".

O período de inscrição do Sisu foi prorrogado e passa a ser até as 23h59 de quarta-feira (14). Neste ano serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em mais de 5 mil cursos de graduação em todo o Brasil. 

Confira o cronograma:

  • Inscrições: de 6 a 14 de abril;
  • Resultado da chamada única: 16 de abril;
  • Matrícula ou registro acadêmico: de 19 a 23 de abril;
  • Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril.

SBT News


Relacionadas