TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Confirmado

Sistema de semáforos inteligentes recebe atualização em João Pessoa

Objetivo é de otimizar o tempo de tráfego dos condutores nas vias da cidade.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Semáforo em João Pessoa
Semáforo em João Pessoa (Imagem: Reprodução)

A tecnologia de semáforos adaptativos utilizada em João Pessoa, denominada ‘TrafGO’, passou por um processo de atualização no sistema. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) o objetivo é de que o ajuste otimize o trafego de veículos em avenidas da cidade.

A expectativa é de que a população sinta, já nesta quinta-feira (22), o reflexo do ajuste do dispositivo para melhorar a mobilidade urbana.

Inicialmente, a tecnologia foi aplicada onde o sistema de “semáforo inteligente” está presente, ou seja, nas avenidas Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra). No total, esses corredores possuem 40 semáforos instalados.

De acordo com o superintendente, George Morais, foi observada a necessidade de atualização do sistema já que a central semafórica ainda operava com planos de tempo fixo, o que dificultava bastante para a equipe da Semob-JP fazer a configuração dos tempos dos semáforos, de forma que retratassem a grande variação de fluxo de veículos nos corredores da cidade.

“É uma combinação de inteligência artificial com a internet das coisas, trabalhando com os semáforos para otimizar ciclos, defasagens e frações de verde de forma dinâmica, respondendo em tempo real as variações no fluxo de veículos nas vias”, afirmou George.


Relacionadas